literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Apresentação

Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina: escritores, ilustradores, tradutores e seus títulos 


APRESENTAÇÃO PARA A 3ª EDIÇÃO (2017)

ISBN 978-85-9457-009-3


Dedicamos esta publicação à memória de Lauro Junkes
Incansável pesquisador da literatura de Santa Catarina


  Com muita felicidade compartilhamos com o leitor a 3ª edição do livro online Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina: escritores, ilustradores, tradutores e seus títulos. Assim como as edições anteriores, o leitor encontra aqui disponibilizado um mapeamento da produção editorial produzida em Santa Catarina, para crianças e jovens, títulos de escritores, ilustradores e tradutores que nasceram e/ou vivem em Santa Catarina.

  Infelizmente nesta terceira edição não podemos contar com a participação preciosa da professora doutora Simone Cintra, ficando a cargo das pesquisadoras Professoras Doutoras Eliane Santana Dias Debus (responsável pelo projeto) e Maria Laura Pozzobon Spengler.

  O objetivo da divulgação do mapeamento da produção literária em meio eletrônico é o de socializar de forma gratuita as informações sobre a literatura em/de Santa Catarina, com vistas a estabelecer um diálogo com o leitor, seja ele criança, jovem ou mesmo o professor, que busca acesso dinâmico às informações a partir de uma ferramenta tão importante nos dias de hoje.

  Desse modo, nesta edição, reunimos as resenhas de 115 livros, 46 biografias de escritores/ ilustradores/ tradutores, que somando ao material produzido anteriormente na primeira e segunda edição totalizam 952 livros e 285 biografias.

  Agradecemos as pessoas que gentilmente colaboraram para a elaboração do material presente nesta edição: resenhas e biografias de escritores, ilustradores e tradutores de livros para crianças e jovens em Santa Catarina. Nossos mais sinceros agradecimentos aos pesquisadores membros do Literalise – Grupo de Pesquisa sobre Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC/CNPq): professores de Educação Básica e do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acadêmicos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, acadêmicos do Curso de Pedagogia da UFSC e professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

  Assim, almejamos que este livro eletrônico possa contribuir para o conhecimento da produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina e que mobilize o trabalho pedagógico com ela na Educação Básica.

  Desejamos ao leitor uma leitura encharcada de descobertas!

As organizadoras.

Eliane Debus

Maria Laura Pozzobon Spengler



Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina: escritores, ilustradores, tradutores e seus títulos 


APRESENTAÇÃO PARA A 2ª EDIÇÃO (2014)

ISBN 97885747441-55


Dedicamos esta publicação à memória de Lauro Junkes
Incansável pesquisador da literatura de Santa Catarina


    É com muita alegria que apresentamos aos leitores a 2ª edição do livro online Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina. Assim como na 1ª edição, o leitor encontrará aqui um mapeamento dessa produção literária, a partir da apresentação de seus escritores, ilustradores, tradutores e de seus títulos.

     A realização deste livro foi viabilizada pelo CNPq por meio do projeto A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina (escritores, ilustradores e seus livros): em Dicionário Eletrônico (Edital Universal/CNPq/2012-2014), coordenado pela professora doutora Eliane Debus).

     Embora, pensado, originalmente, como um dicionário, os textos apresentados, ao incorporarem uma produção mais extensa que o verbete, redimensionaram sua estrutura.

    O mapeamento da produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina e sua socialização por meio eletrônico, com acesso livre e gratuito, possibilita, além da democratização das informações, o diálogo com uma ferramenta importante e que não pode ser ignorada, a internet. Acreditamos que, ao sistematizar desse modo as informações, contribuímos para a interação do leitor com uma plataforma de manuseio acessível e dinâmica.

     Na certeza de que esta obra poderá contribuir para o conhecimento e a divulgação da produção literária para crianças e jovens de Santa Catarina, reiteramos a nossa satisfação em publicizar um número significativo, fortemente ampliado nesta edição, de biografias e resenhas.

      A primeira edição contou com a biografia de 50 escritores e a resenha de 160 títulos. A segunda edição tem 189 biografias, entre escritores, ilustradores e tradutores e 677 resenhas. Desse modo, com a colaboração de muitas mãos, hoje o livro reúne 239 biografias de escritores, tradutores e ilustradores e 837 resenhas de livros infantis e juvenis.

    Muitos foram os que colaboraram na feitura das biografias e resenhas e, sem eles, não daríamos conta dessa tarefa: 29 colaboradores na 1ª Edição, 34 colaboradores na 2ª Edição, sendo que 10 colaboradores participaram das duas edições, totalizando 63 colaboradores. Assim, agradecemos imensamente a:

Adriana Heredia dos Santos

Aline Cavalheiro

Aline Lucia Silva

Ana Maria Alves de Souza

Ana Paula Vieira Barcelos

Ananda Maria Maciel

Andréa de Vargas Rodrigues

Andriele Ramos Pellenz

Anne Marie Tribess Onesti,

Chirley Domingues

Cleide Mari Silva de Freitas

Constanza Eliana Prieto Rojas

Daniela Bunn

Daniela Martins

Deborah Esther Grajzer

Dirce Waltrick do Amarante

Douglas Branco de Camargo

Eduarda Souza

Eliane Debus

Fabiano Tadeu Grazioli

Fabricia Luiz Souza

Fernanda Gonçalves

Gisele Gonçalves

Giselli de Oliveira da Silveira

Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar

Gizelle Kaminski Corso

Heliete Schütz Millack

Ingobert Vargas

Jaqueline de Freitas

Larissa Goedert Cabral

Lauro Junkes (in memoriam)

Lilane Maria de Moura Chagas

Lorena Hélia de Jesus

Luana Madaloni da Silva

Marcos Marsuwell Ferreira Garcia

Maria de Fátima Tonin Lunardi.

Maria Laura Pozzobon Spengler

Maristela Della Flora

Melany Rezende

Mônica Dias Vieira

Nina Bernal Balconi

Peter O. Sagae

Rafaella Machado

Rosilene F. Koscianski da Silveira

Sabrina Francisco

Simone Cintra

Simoni Conceição Rodrigues Claudino

Tânia Piacentini

Tatiana Rosa dos Santos

Tatiana Valentin Mina Bernardes

Terezinha Fernandes Martins de Souza

Thamirys Frigo Furtado

Vera Lúcia Oliveira de Aguiar

Yara Xangô da Silva Espíndola

     Finalizamos esta apresentação sinalizando a continuidade do trabalho da nossa equipe. Uma vez que produção literária é dinâmica e infinita, assim também será esse exercício de mapeamento e busca por formas de sua divulgação.

Organizadoras:

Eliane Debus

Simone Cintra

Maria Laura P. Spengler




APRESENTAÇÃO PARA A 1ª EDIÇÃO (2013)

ISBN 978-85-87103-71-0


Dedicamos esta publicação à memória de Lauro Junkes

Incansável pesquisador da literatura de Santa Catarina


    O leitor encontrará nesta publicação um mapeamento da literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina a partir da apresentação de seus escritores e de seus títulos. A sua realização é viabilizada pelo CNPq por meio do projeto “A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina (escritores, ilustradores e seus livros): em Dicionário Eletrônico” (Edital Universal/CNPq/2012-2014), coordenado pela professora doutora Eliane Debus.

    O que inicialmente se constituiria como Dicionário, seguindo a estrutura de verbetes, se ampliou durante a pesquisa e por isso a mudança do gênero. Desse modo as informações recolhidas ao longo do mapeamento se apresentam como livro on-line, que será (re)alimentado anualmente.

    O projeto, em sua dimensão mais ampla, levou em conta para a seleção dos escritores aqueles que têm Santa Catarina como berço de nascimento, bem como aqueles que escolheram Santa Catarina como berço de permanência. Assim, escritores como Deonísio da Silva, Paulo Venturelli e Roberto Gomes, que residem em outros estados da federação; Juarez Machado, em outro país; bem como aqueles que nasceram em outros estados e aqui construíram sua permanência, como Marta Martins, Zahidé Muzart fazem parte desse mapeamento.

    Nesta primeira edição do livro on-line, Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina, apresentamos à sociedade 50 escritores e seus títulos (160 no total). A escolha para a seleção dos escritores que o compõe se pautou em dois critérios: 1) aqueles que estão há mais tempo com seus títulos em circulação: Lausimar Laus, Adolfo Bernard Scheneider, Lucy Assumpção, Leo Vitor, Nilson Mello, Werner Zotz entre outros, 2)  aqueles vinculados ao projeto desenvolvido, desde 2009, pela Rede Municipal de Educação de Florianópolis “Clube da leitura: a gente catarinense em foco”:  Yedda Goulart, Eloi Bocheco, Alcides Buss, Juliana Dalla, entre outros. Neste primeiro momento não focalizamos os ilustradores e tradutores que serão contemplados na segunda edição, prevista para abril de 2014.

    As biografias foram construídas a partir de pesquisa em várias fontes, entre elas dicionário crítico, livros de referência, blogs, sites, e, muitas vezes, contaram com a colaboração do próprio escritor, muitos receptivos ao projeto.

    Esta produção é o resultado de muitas mãos, contribuíram para a construção das biografias e resenhas bolsistas de projeto de Extensão, Iniciação Científica, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia; acadêmicos e acadêmicas de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como mestres e doutores de outros espaços institucionais que chamados a contribuir se uniram nessa força tarefa.  

    Acreditamos que a aproximação com a literatura produzida em Santa Catarina é uma forma de conquistar os leitores para o texto literário, em especial quando esta literatura ficcionaliza uma realidade próxima. Nesse sentido, trazemos a público este material de referência na intenção de potencializar essa aproximação. Além de pesquisadores, estudantes de licenciaturas, professores da Educação Básica e professores Universitários, bibliotecários e demais profissionais da área da Educação que se interessem em utilizar o texto literário para sua formação e prática educativa, esperamos que este material seja utilizado, também, por crianças e jovens dentro e fora do ambiente escolar. 



Organizadoras:

Eliane Debus

Simone Cintra

Maria Laura P. Spengler


Colaboradores:

Ilustração: Márcia Cardeal

Assessoria de desenvolvimento: Melissa Haag Rodrigues

Planejamento, Design e Desenvolvimento: Magna Comunicação

Revisão de texto: Judith Müller




*As capas dos livros que acompanham as resenhas aqui apresentadas, foram digitalizadas a partir das obras do acervo das pesquisadoras.


Como citar esse livro:

SOBRENOME DO AUTOR DA BIOGRAFIA/RESENHA, Nome do autor da biografia/resenha. Título da biografia/resenha. In: DEBUS, Eliane; CINTRA, Simone; SPENGLER, Maria Laura P.. A literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina. NUP/UFSC: Florianópolis, 2013. Disponível em http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/. Acessado em (data de acesso).

exemplo: SPENGLER, Maria Laura P.. Paulo Venturelli. In: DEBUS, Eliane; CINTRA, Simone; SPENGLER, Maria Laura P.. A literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina. NUP/UFSC: Florianópolis, 2013. Disponível em http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/. Acessado em 17/04/2012.