literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Shayenne Alves
VOLTAR

Por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação – UFSC
2016

Shayenne Alves nasceu em Blumenau aos trinta dias de dezembro de 1991, e desde 2013, mora em Florianópolis. Formou-se como Técnica em Estilismo pelo Senai de Blumenau em 2008. Atualmente cursa a 7ª fase do Bacharelado em Artes Visuais, pela UDESC.

Desde 2011 trabalha para a Sonar Editora, pela qual ilustrou, entre outros tantos, junto com o ilustrador Juba, os livros que compõe a coleção As aventuras de Robi e Pupu, escrita pela blumenauense Bettina Stingelin. Na editora participa das principais atividades que compõe o processo de edição de um livro: arte-final de desenhos, pintura, diagramação de livros, tradução e revisão ortográfica e de material impresso. Hoje atende a editora como uma profissional freelancer, já que mora em outra cidade. Outras coleções da Editora Sonar também levam seu nome, como: Clássicos em quadrinhos, Sátiras em quadrinhos, Vogais, Lendas Caninas, Incrível Viagem, Insetos do Bem e Dinolivros

Academicamente, a ilustradora tem pensado a respeito dos livros para crianças: “Atualmente desenvolvo um futuro projeto independente que repensa o modo como os livros infantis dialogam com seus leitores. Porque mercado editorial pra mim no momento é o grande desafio, com o contato acadêmico me fez repensar a qualidade e o conteúdo que é apresentado ao público infantil. Editoras visam muito os gostos dos donos e se fundamentam muito em estratégias de marketing, como se tivessem que conquistar crianças pelo predomínio de certas cores e personagens. A necessidade de se levantar questões mediante histórias ficou de lado, para então ser simplesmente mais um passatempo divertido pra ocupar a criança”.


Entre os anos de 2013 e 2014, participou de projetos em iniciação científica e escreveu o artigo “Sandra Favero e a poética da transparência na gravura”. Hoje atua como bolsista de extensão no Museu da Escola Catarinense, desenvolvendo atividades de preservação e catalogação de patrimônio.

Blog da autora: <http://shayennealves.tumblr.com/>.

Facebook: <https://www.facebook.com/shayenne.alves>.


BIBLIOGRAFIA