Neusita Luz de Azevedo Churkin

Graduação em Pedagogia UFSC
Pós-Graduação lato sensu Educação Infantil UNISUL
Professora de Educação Infantil SME/ PMF

A poetisa Neusita Luz de Azevedo Churkin nasceu em 28 de dezembro de 1946, em Canto dos Ganchos, no município de Governador Celso Ramos – SC. Filha do Professor e Líder Comunitário de Canto dos Ganchos Belarmino de Azavedo (1907) e de Dalma Luz de Azevedo (1908), hoje dá seu nome à Escola da Comunidade de Calheiros – Gov. Celso Ramos.

Casada com Claudinei Churkin, de cuja união nasceu o filho Samuel.

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Habilitação em Português e Inglês, desenvolveu diversas atividades na área do Magistério, a saber:

·  Professora no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis;

·  Diretora da Escola Básica Aderbal Ramos da Silva – Florianópolis-SC;

·  Professora em Capinzal e Herval do Oeste – SC;

·  Gerente de Ingresso e Movimentação de Pessoal, na Secretaria da Educação de Santa Catarina.

É Membro Efetivo do Grupo de Poetas Livres – GPL - de Florianópolis-SC e da Academia de Letras de Governador Celso Ramos. Possui diversas publicações em jornais, tal como a Folha Comunitária de Governador Celso Ramos.

Como poetisa, enfocando natureza, religião, papel da mulher na sociedade e sua terra natal, empresta seus dons artísticos às Igrejas Evangélicas e como Membro Efetivo da Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana, que transparecem em poemas, como: Mulher Cristã, Os Céus Declararam, Gênesis, Os verdadeiros Cristo, Abel e Caim.

Como Poetisa, compôs diversos poemas, obras e publicações literárias, como:

·  Revista Vento Sul; “Mini-Antologia na Agenda da Consultora Iguatemi 2002”; “2ª Antologia do GPL”; “Mensagens para uma Vida Melhor”; projetos “Doce Poema” (sacos de pão p/ Supermercado BIG); e “Viajando com Poesia” (cartazes-adesivos com poesia nos ônibus de Florianópolis).

Para crianças escreveu:

·  Casinha Pensante; e As Vogais.