literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Maurício Eduardo Graipel
VOLTAR

Cedida pelo próprio autor a Heliete Schutz Millack
Mestranda PPGE/UFSC
2012

Maurício Eduardo Graipel graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1993, dedicando-se às pesquisas na área da mastozoologia. Em 2003, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, obteve o título de Doutor em Biociências, e, desde então, vem desenvolvendo, na Universidade Federal de Santa Catarina, estudos com ecologia para a conservação da biodiversidade, principalmente associados às Unidades de Conservação.

Nessa área de conhecimento, publicou diversos estudos científicos, principalmente com roedores, marsupiais, felinos, e métodos para estudos desses animais, além de estudos de divulgação científica. Mas, foi ao levar seu filho para o campo, que percebeu como a curiosidade das crianças poderia ajudar na conservação da biodiversidade. Percebeu que podia fazer as pessoas olharem com mais carinho para animais pouco conhecidos. 


E, assim lançou, em 2007, seu primeiro livro, Saru o guerreiro da floresta, narrando a história de um valente gambá que vê a vida passar na frente de seus olhos, e, enquanto enfrenta uma adversária muitas vezes maior que ele, nos conta muitas das aventuras vividas. 

Em 2010, lançou um livro paradidático, As onças da minha família, no qual conta a história de uma família de leões-da-montanha.

E, em 2012, lançou seu terceiro livro, Histórias da natureza, contos infantis sobre circunstâncias curiosas que estudou ou viveu, em muitos momentos junto à natureza, desde a infância até os dias de hoje...


BIBLIOGRAFIA