literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Jamila Mafra
VOLTAR

Por Maria de Fátima Tonin Lunardi.
Mestre em Educação/Pesquisadora/Colaboradora
2013

Jamila Mafra nasceu na cidade de Guarujá, São Paulo – Brasil, em 07 de abril de 1987, lugar onde cresceu até os 12 anos. Filha de um casal de atores de teatro e dramaturgos, a escritora esteve sempre, desde muito cedo, em contato com a literatura e a arte em geral. Pouco antes de seu nascimento seus pais abandonaram a carreira artística, mas as peças continuaram a ser escritas e encenadas no ambiente familiar.


No início da adolescência, a escritora mudou-se com seus pais e irmãos para o estado de Santa Catarina, onde ela começou a escrever seus primeiros livros e poesias, embora, antes disso, já escrevesse pequenos textos teatrais, desde os seus 9 anos de idade, ocasião em que os encenava com suas irmãs e amigas de infância. Devido as muitas dificuldades e a falta de oportunidades durante a sua juventude, seus livros e textos permaneceram guardados sem expectativa de publicação, até que, em 2009, a editora portuguesa WorldArtFriends deu à escritora a oportunidade de publicar dois de seus livros poéticos, intitulados As Lágrimas dos Anjos, e os Versos do Amor e Do Outro Lado Dos Sonhos o Perfume dos Teus Sorrisos, ambas as obras apresentando poesias perfeitamente ritmadas e elaboradas nos estilos lírico, romântico; muitas de conteúdo profundamente depressivo, outras de crítica social global. Abordam, principalmente, as desilusões da autora com o mundo, a corrupção humana, solidão, poucas alegrias, seus amores platônicos e problemas de saúde enfrentados por muitos anos.

Em 2009, Jamila Mafra entrou na faculdade de Direito na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, ocasião que contribuiu muito para seu despertar e interesse maior pela filosofia, e pelo mundo da literatura de maneira mais ampla. Em 2010, publicou, em uma edição simbólica, seu primeiro livro de poesia infantojuvenil, chamado Viagem no Espaço e a Máquina do Tempo, obra estudada por alunos nas escolas, e que fascina e encanta todas as crianças que a leem. Amante da ciência, sempre foi fascinada por ficção científica, tendo como sua principal figura inspiradora o cineasta Steven Spielberg. Em 2012, publicou sua primeira ficção científica chamada Histórias do Amanhã, As Cidades Submersas, livro muito aclamado por fãs e admiradores da autora. Em 2013, a autora assinou contrato com a Editora Dracena para a publicação de seu primeiro romance Um amor e um amigo.


BIBLIOGRAFIA