literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Adair de Aguiar Neitzel
VOLTAR

Por Eliane Debus
Professora MEN/CED UFSC
2020

  


 Adair de Aguiar Neitzel nasceu em 1964 na cidade de Barra Velha (SC), onde reside.  Fez sua graduação em Letras na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), o mestrado em Literatura com a pesquisa “Mulheres Rosianas” (1998) e doutorado em Literatura com a pesquisa “O jogo das construções hipertextuais: Cortázar, Calvino e Tristessa” (2002), ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou Pós-doutorado na Universidade Paris VI - Diderot, desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Profa. Dra. Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP), nos anos 2013-2014.

    Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí orienta pesquisas no Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Foi coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI na gestão 2010-2013 e 2014-2016-I. Coordenadora de área do PIBID de Letras em 2017.

   A escritora tem vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, bem como artigos em livros. Destacamos aqui a organização de livros teóricos e seus livros para infância:

  •   Mediações do literário  (Organização Adair A. Neitzel e Thaisa M Rauen)
  •    Cultura, Escola e Educação criadora: Mediações Culturais e Proposições Estéticas (Organização Adair A. Neitzel, Mônica Uriarte e Ilisabeth P. Krames)
  •    Por uma escola que dança, de Adair A. Neitzel e Isleide Steil

   Para infância:

  • Olhos de dragão, de Adair A. Neitzel e Maria Lindamir de Aguiar
  • Druska, de  Adair A. Neitzel


BIBLIOGRAFIA