literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Miryan Maier Nunes
VOLTAR

Por Fernanda Gonçalves
Pedagoga/UFSC
Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação
2013

Miryan Maier Nunes nasceu no município de Tubarão (SC), em 1962, onde vive atualmente. A escritora iniciou seus estudos no Colégio São José, lugar onde se apaixonou pela escrita, por incentivo dos professores. Realizou o Segundo Grau (Ensino Médio) na Escola Técnica de Tubarão e se formou técnica em contabilidade, porém nunca exerceu a profissão. Trabalhou no cartório de registro civil do município de Tubarão e escrevia artigos culturais para jornais e colunas de veículos da própria região. Trabalhou no comércio da cidade, onde se aposentou.


É uma das fundadoras da Academia Tubaronense de Letras (ACATUL) da qual, atualmente, ocupa a vice-presidência. Seus textos são escritos, principalmente, para adultos, com trabalhos publicados na revista Força Jovem, Coletâneas: Vozes do Sul, Momento Literário, Fragmentos da Alma e verso, Jardim das Letras e vários jornais locais.

Embora tenha se debruçado a produzir textos para o público adulto, a escritora também tem homenageado o público infantojuvenil. Publicou seu primeiro livro em 2004, intitulado Guapira: a nascente do Rio; e, no ano de 2007, publicou Folcloruxa, uma encantadora história que narra as aventuras de uma pequena Bruxa que, ao lado de sua Bruxavó, explora e conhece a cultura catarinense, em especial na região sul do estado. 


BIBLIOGRAFIA