literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Marlene Dalva da Silva Rothbarth
VOLTAR

Por Tatiana Valentin Mina Bernardes
Pedagoga/UFSC
Pós-Graduação Lato Sensu Educação Infantil/UNISUL
Professora de Educação Infantil SME/ PMF
2013

Marlene Dalva da Silva Rothbarth nasceu na cidade de Itajaí (SC), graduada em Pedagogia no ano de 1975, com especialização em Administração Escolar pela UNIVALI, foi Professora no período de 1952 a 1983, exercendo funções de diretora e inspetora escolar.


Além da carreira na Educação, exerceu várias atividades culturais: Diretora do Museu Histórico de Itajaí, em 1997; membro fundador da PROARTE de Itajaí, em 1985; Membro fundador da Academia Itajaiense de Letras, em 1997; membro da Comissão Municipal de Cultura, do Conselho Curador da Fundação Genésio Miranda Lins, do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Membro fundador da Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico de Itajaí, AAMHAPI, e presidente de 2004 a 2006.

Marlene Dalva da Silva Rothbarth recebeu homenagem da Câmara da Mulher Empresária da ACII e concedida pela Câmara da Mulher Empresária da ACIB, no dia Internacional da Mulher, em 2007; Troféu Destaque Regional em 2006; Prêmio Onadir Tedeu, concedido pela Câmara de Vereadores de Itajaí; e Medalha de Honra ao Mérito “Antonieta de Barros”, Instituída pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Como escritora, vem pesquisando a história do município de Itajaí. Além da obra infantojuvenil Júlia e Gabriel visitam Itajaí, publicou: Uma história de família; Famílias de Itajaí, mais de um século de história; A saga da família Asseburg; Famílias de Itajaí, mais de um século da história – volume 2 e Itajaí em crônicas. Destaca-se também a obra, no prelo: Fábulas de Rothmar e outros contos. 


BIBLIOGRAFIA