literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Anair Weirich
VOLTAR

por Maria de Fátima Tonin Lunardi
Mestre em Educação/Pesquisadora/Colaboradora
2012


Anair Weirich, a “mascate de livros”, é natural de Chapecó, Santa Catarina. Nascida em 02 de novembro de 1951, descobriu-se apaixonada por crianças e pela poesia infantil quando viu os olhos das crianças brilharem ao ouvirem poesia e rodearam-na após recitais, pedindo: - Mais-u-ma! Ma-is-u-ma! Viu, então, que a sua voz era una como a das crianças, os seres mais sensíveis à poesia que já encontrou. 

Antigamente, eram comuns os "mascates", os quais tinham a mágica de aguçar a imaginação das crianças com as coisas que traziam e vendiam. - O que será que teria dentro daquelas malas? -Um vestido? - Brinquedos? - Quem sabe um sapato novo? - Talvez uma boneca? - O que será que minha mãe compraria? - O que será que eu ganharia? - O que será que o "mascate" traria? 

A modernidade chegou, no entanto esta "mascate de livros", "sacoleira de sonhos", continua perpetuando e aguçando a imaginação das crianças hoje: - Mascateando livros e, principalmente, poesias! A escritora vive da venda dos seus livros desde 1996, visitando escolas; onde ministra palestras, faz recitais; e visitando livrarias, em toda a região Sul do País, encantando a todos com o seu dinamismo e sua criatividade. Pertence à Academia Parano - Catarinense de Letras; e é, também, titular da cadeira nº 36, ocupada pelo escritor mafrense Norton Salazar Teixeira. Na ACHE – Associação. Chapecoense de Escritores, foi presidente na gestão 2000-2002/2010-2012; tesoureira na gestão 2002-2003; e, na gestão de 2006-2007, foi secretária. Faz parte da UBE–União Brasileira de Escritores – seccional /SC. Integra a SEB – Sociedade Escritores de Blumenau, a Academia Internacional de Letras “Três Fronteiras” e o Centro de Estudos e Difusão Cultural Romaguera Corrêa,. associação uruguaianense de escritores e editores. Pertence à Academia Internacional de Ciências Humanísticas e ao Clube da Poesia de Uruguaiana. A autora tem mais de 20 títulos publicados e mais meia dúzia no prelo. Dos livros publicados, cinco são de literatura infantil e infanto-juvenil. A escritora participou de inúmeras antologias e recebeu alguns prêmios que a incentivam a continuar sacoleando livros, sacoleando sonhos e promovendo a literatura de Santa Catarina.


BIBLIOGRAFIA