10 motivos para você vir logo aqui em casa

Por Maria Laura P. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC

10 motivos para você vir logo aqui em casa, livro de Pablo Lugones e Alexandre Rampazo, publicado pela Editora Gato Leitor, em 2019 traz uma reflexão sobre o tempo, sobre a espera e sobre a ansiedade de uma criança que está lidando com a passagem do tempo.

Um menino espera uma companhia para brincar e constrói possibilidades incríveis para conquistar o leitor a esperar com ele. Cada página virada apresenta um dos 10 motivos escolhidos pelo menino para convencer seu convidado a acelerar o tempo e vir com certa pressa, assim como o motivo de número dois: “Se o dia por de sol, vamos poder dar um mergulho. E se o dia for de chuva, melhor ainda!” (LUGONES, 2019, p. 6).

O tempo de espera tem o tamanho da ansiedade. E nove meses pode ser o tempo de uma eternidade. Mas valerá a pena, afinal, o menino terá com quem compartilhar todas as brincadeiras possíveis e seus melhores momentos.

10 motivos para você vir logo aqui em casa se legitima como um livro ilustrado, no qual imagem e palavra se complementam de tal forma que não é possível compreender uma linguagem sem a presença da outra.

A brincadeira da palavra escrita, criada por Pablo Lugones, se complementa com a ilustração e a artesania de Alexandre Rampazo que, por vezes, toma somente para si a função de contar a história.

Em uma mirada rápida, a constituição do livro se assemelha àquela dos títulos para crianças produzidos nas décadas de 1970 e 1980, em que a imagem ocupava o espaço de uma das páginas duplas enquanto o texto se destacava na página ao lado (pois, até então, entendia-se que a ilustração poderia apenas servir como um adorno para a relevância absoluta da palavra), normalmente, a imagem se posicionava no lado esquerdo enquanto o texto estava na página direita.

Em 10 motivos para você vir logo aqui em casa, a organização de imagem e palavra subverte essa linearidade tradicional, trazendo a imagem na página à direita, que convida o olhar do leitor para uma exploração primeira, e o texto escrito, logo ao lado, na página esquerda, destacado pelas cores de fundo.

A publicação recebeu o Selo Distinção Cátedra Unesco em 2019.

REFERÊNCIA

LUGONES, Pablo. 10 motivos para você vir logo aqui em casa. Il.: Alexandre Rampazo. Blumenau: Gato Leitor, 2019.