literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A carta
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro A Carta é o resultado de uma feliz parceria entre Carolina Michelini e Michele Iacocca. A primeira idealizou a história e a segunda deu vida por meio das ilustrações, culminando em um belo livro de imagem que tematiza as relações de afetividade que podem nascer de um simples gesto ou símbolo.

Composto, alternadamente, de página com imagens em blocos e páginas com imagem inteira, o leitor vai construindo a narrativa que tem início com o interesse de um menino por uma menina que está em um banco próximo a sua casa. Um pequeno avião de papel é o recurso de comunicação utilizado por ele para se aproximar da garota. No entanto, a menina se afasta e a pequena carta (transposta em avião) ganha outros leitores: um casal de namorados, uma mãe e o filho, uma senhorinha, provavelmente viúva, que carrega a imagem do amado. Todos, após lerem a mensagem da carta, se apaziguam. Por fim, a menina retorna ao banco e encontra a carta e o menino.

Na última página, ao leitor é dado a conhecer o símbolo expresso no pequeno avião de papel: um coração. A Carta é uma narrativa imagética, tecida de afeto e desejo de bem querer que invade o leitor de gestos acarinhantes.

MICHELINI, Carolina. A carta. Il. Michelle Iacocca. São Paulo: Formato, 2013.


AUTORES

Imagens