literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A casa de pano da Oma
VOLTAR
RESENHA

Por Thayse da Costa Machado
Mestre em Educação - PPGE/ UFSC
2020

A casa de pano da Oma, de Andréa Gustmann Gomes, é ilustrado por Francisco Cristiano Lopes de Sousa, Moliver e João Francisco Steilein. É um livro de pano, em cuja capa temos o título, o nome da autora, comentários sobre a construção das ilustrações, informações de que ele é direcionado para crianças de três meses a seis anos de idade e de que possui a oração “ICH BIN KLEIN”.

A história é ambientada em Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina e gira em torno do nascimento de uma criança nesse lugar que, segundo a autora, é “Um cantinho especial no sul do Brasil. Um lugar que as pessoas sabem que para colher bons frutos é preciso preparar a terra.” (GOMES, s.d., p.5). Oma é o nome de uma senhora que ensina para a sua neta a oração “ICH BN KLEIN”, apresentada no final da história, juntamente com a sua tradução.

As ilustrações são coloridas e trazem uma família composta por mãe, pai, bebê, avô e avó que possuem cabelos loiros, lisos e olhos azuis. A história possui quatro páginas com linguagens verbais e visuais na frente e no verso de cada página.

Na contracapa, além da ilustração, há algumas palavras sobre o livro: alegre, educativo, lavável, macio, resistente. Ainda, são apresentados os apoiadores: Fundação Cultural de Pomerode e TuttiDella Ateliê, também é indicado um site, os nomes dos ilustradores e a editora.

REFERÊNCIA

GOMES, Andréa Gustmann. A casa de pano da Oma. Il.: Francisco Cristiano Lopes de Sousa Moliver e João Francisco Steilein. Pomerode, SC: MACO, s.d.


AUTORES

Imagens