literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A cidade lobo
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

O livro A cidade lobo,escrito por Hugo Maximo, pertence à coleção Joias Literárias e é parte integrante do projeto Livro Livre, realizado pelo Instituto Evoluir e com patrocínios para a publicação. As ilustrações são de Eugênio Colonnese e a sua venda é proibida. Antes de iniciar o enredo, o escritor, sob o título “terror”, fala sobre a busca do ser humano pelo medo, que tanto assusta quanto diverte. Ele faz um convite ao leitor, chamando-o à diversão de ler o livro.

O livro tem 15 capítulos e é apresentado em três partes, a saber: parte I – renascimento, transformação, fúria e morte; parte II – descoberta, horror, incredulidade e morte; parte III – morte.

A história revela um ataque que vai crescendo aos poucos. Nas primeiras noites de lua cheia alguns crimes ocorrem, que aos poucos são relacionados, mas paira a dúvida sobre a autoria dos mesmos: ação humana ou animal! Num bar, duma dessas pequenas cidades, onde os crimes estavam acontecendo, alguns amigos junto com o delegado da cidade expõem suas opiniões e suspeitas. Até que numa emboscada a polícia tenta prender os suspeitos em noite de lua cheia. Suspeitos acima do número imaginado pela polícia. Eram homens-lobos por toda parte. A polícia é atacada e derrotada. A cidade é invadida, dominada e conquistada. O fim traçado para muitos. Uma cidade toda invadida, que parece ter uma vida normal. Um homem vivendo neste mundo, tratando estes seres, medicando-os e tentando não enlouquecer. Outras cidades sendo invadidas? Início ou fim? Vida ou morte? Ou simplesmente tentar manter-se vivo! Uma história com cenas fortes, com momentos de tensão.

No decorrer do livro o escritor traz algumas citações de outros autores com o nome das respectivas obras, mas não há uma bibliografia dessas obras ao final do enredo.

O livro possui ficha catalográfica, apresenta na capa final os outros títulos da coleção, e traz uma foto do escritor com sua biografia. Não há esse dado com relação ao ilustrador.

MAXIMO, Hugo. A cidade lobo. Ilustração de Eugênio Colonnese. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2007, 64 p. (Coleção Joias Literárias).


AUTORES

Imagens