A dança que encanta criança

Por Thayse da Costa Machado
Graduanda da 7ª fase do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

A dança que encanta criança é umaobra de Bernadéte Schatz Costa, ilustrada por Mariane Neumann. A história apresenta uma criança chamada Maria, que gosta muito de livros, música e dança. Na noite que antecedeu sua apresentação de balé na escola de dança, a menina leu o livro O Quebra-Nozes, e assim sonhou com uma bailarina que estava em um teatro.

No sonho, a bailarina descobriu todos os espaços que constituem um teatro, mas o momento principal foi quando o palco se encheu de crianças, elas ensaiavam para a apresentação O Quebra-Nozes, e Maria teve a oportunidade de dançar com um bailarino. Após a dança, a menina assistiu da plateia o lindo espetáculo, pensando que um dia seria uma bailarina perfeita.

O sonho terminou e a pequena acordou, vestiu seu figurino que estava pronto ao lado de sua cama e foi para a escola de dança. Na escola, ela encontrou o seu amigo João e contou seu sonho e toda a história O Quebra-Nozes para ele. Maria finalizou dizendo que assim como Clara, a menina da história O Quebra-Nozes, tem guardado em sua memória o lindo sonho que teve, e que também guardará em seu coração o que sonhou na noite passada.

O livro apresenta nas páginas finais um glossário com as palavras utilizadas durante a história, que denominam os espaços existentes em um teatro, e também a biografia da autora e da ilustradora. Cabe ressaltar, que a narrativa é encantadora, principalmente, para os pequenos que são apaixonados pela dança e pela história O Quebra-Nozes. As ilustrações abrilhantam ainda mais o texto.

COSTA, Bernadéte Schatz. A dança que encanta criança. Ilustração Mariane Neumann. Joinville, SC: Manuscritos, 2014.