literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A escola no combate à dengue: juntos vamos evitar
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção A escola no combate à dengue: juntos vamos evitar, da Blu editora, possui dez títulos com textos escritos por Cristina Klein, e ilustrados pela FJR comunicação integrada. Os livros desta coleção têm histórias contadas em dezesseis páginas e em cada história há diferentes alunos e professores que se tornam os personagens principais. As histórias são apresentadas por um narrador, e os diálogos ou falas dos personagens aparecem entre aspas, no decorrer do enredo. Os títulos apresentam, na página final, uma resenha da história escrita e informações sobre os objetivos da coleção. Cada livro apresenta ficha catalográfica e, na capa final, há a imagem de todos os títulos junto com um resumo da coleção. Não há biografia do escritor nos livros, e em cada história é dada aos alunos a tarefa de conversar com os vizinhos e/ou distribuir panfletos sobre a dengue, transformando-os em agentes no combate a essa doença.

Os títulos da coleção são:

Caixa-d’água sem dengue é uma arte;

Com o mosquito da dengue não tem jogo;

Pneu sob a chuva é um perigo;

De poça d’água o mosquito também gosta;

Piscina suja é casa de mosquito;

Lixo mal descartado é um problema;

Calha entupida pode ter água parada;

Cuidando dos vasinhos de planta;

Saco fechado não entra mosquito;

Manual de orientação.

Resenha dos livros:

Caixa-d’água sem dengue é uma arte: a professora Lúcia conversa com os alunos sobre a caixa-d’água, que a maioria possui em casa e nos prédios para armazenar água. Fala da importância da tampa e, aos alunos, dá a tarefa de conversar com os vizinhos sobre a importância de a caixa estar tampada e limpa. Os alunos pintam algumas lonas e as entregam aos vizinhos que não tinham tampa nas caixas d’água.

Com o mosquito da dengue não tem jogo: a professora Maria conversa com os alunos sobre o mosquito que transmite a dengue e fala que ele gosta de morar onde tem água parada. André, Pedro e Beto se lembram do campinho onde jogam bola e falam dele para a professora, que sugere uma visita da secretaria de saúde. Os pais das crianças reclamam na Prefeitura e o campinho acaba sendo reformado.

Pneu sob a chuva é um perigo: Laura, Paulinho e Sofia foram ao ferro-velho do bairro e acharam um pneu quase novo para fazerem um balanço. O pneu ficou no quintal da casa de Paulinho. Na escola, tia Maria falou da dengue e disse que qualquer cantinho com água parada servia de morada para o mosquito. As crianças se olharam e, em casa, foram averiguar seu pneu - ele estava seco. A mãe de Paulinho furou o pneu, e os três o pintaram. Enquanto a mãe de Paulinho pendurava o pneu para fazer o balanço, as crianças foram no ferro-velho e conversaram com o seu João e com outros vizinhos. Depois foram brincar no balanço novo.

De poça d’água o mosquito também gosta: dias após a chuva, as crianças, na hora do recreio, não iam para o pátio, pois sempre estava molhado. Julia, Pierre e Bianca viram poças no pátio, com ovinhos de mosquito e foram contar para a professora Rosa, que comunicou à secretaria de saúde para resolver o problema. A professora solicitou aos alunos que conversassem com os vizinhos para não deixarem água da chuva parada nas lajes, é preciso secar ou varrer a poça.

Piscina suja é casa de mosquito: Laura, Bia e Lucas assistem na escola a um filme sobre a dengue, e, na saída da aula, se transformam em fiscais contra a dengue, indo conversar com a família e os vizinhos sobre o filme que assistiram na escola. Os três amigos chegaram na frente de uma casa abandonada e lembraram que lá havia uma piscina. Eles pularam o muro da casa e viram vários ovinhos na piscina. O pai de Lucas ligou para a prefeitura e as crianças foram elogiadas por sua ação no combate à dengue.

Lixo mal descartado é um problema: houve uma campanha contra a dengue na escola, e a turma de Lia, Inês e Ênio confeccionou cartazes e faixas para alertar a vizinhança contra a dengue. A classe saiu numa passeata pelas ruas com os cartazes e com sacos de lixo para recolher garrafas e latas do caminho. A turma encontrou um lixão num terreno baldio e a professora ligou para a secretaria de saúde – que veio limpar o local. Toda a turma foi aplaudida pelos moradores.

Calha entupida pode ter água parada: a professora Renata explicou à turma que na calha das casas pode ficar acumulada água da chuva, por causa de galhos e folhas, e por isso ela precisa ser limpa. Rose, Luís e Marion conversaram com seus familiares para que eles limpassem a calha, evitando que mosquitos morassem lá. Luís escreveu uma lista de cuidados contra a dengue e a entregou à professora – que fez cópias dessa lista e distribuiu aos alunos para entregarem na vizinhança.

Cuidando dos vasinhos de planta: a professora Luíza chegou na sala com um vasinho de flor e falou às crianças da necessidade de pôr areia no prato dos vasinhos para não ficar com água parada. Em casa as crianças enchem os pratinhos dos vasos com areia e visitam os vizinhos, ensinando-os a fazer o mesmo.

Saco fechado não entra mosquito: Ane e Lú chegam em casa falando de uma palestra que aconteceria na escola sobre a dengue. Na palestra uma das professoras explicou que o mosquito põe seus ovos onde encontra água parada e que em dois ou três dias estes ovos viram mosquitos. Até mesmo no lixeiro da pia pode haver ovos de mosquito, então é preciso fechar bem o saco do lixo.

Manual de orientação: traz informações sobre a dengue, a forma de contágio, o mosquito, as formas de infecção, os sintomas da doença, o tratamento médico e hospitalar, as formas de prevenção, as recomendações preventivas e fontes de pesquisa on-line.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: caixa-d’água sem dengue é uma arte!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: com o mosquito da dengue não tem jogo!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: pneu sob a chuva é um perigo!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: de poça d’água o mosquito também gosta!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: piscina suja é casa de mosquito!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: lixo mal descartado é um problema!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: calha entupida pode ter água parada!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: cuidando dos vasinhos de planta!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: saco fechado não entra mosquito!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.

KLEIN, Cristina. Coleção a escola no combate à dengue: manual de orientação!: juntos vamos evitar. Il. FJR comunicação integrada. Blumenau, SC: Blu editora, 2011.


AUTORES

Imagens