literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A FAMÍLIA DUDU: La granda kunveno
VOLTAR
RESENHA

Por Vera Lúcia Oliveira de Aguiar
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

A FAMÍLIA DUDU: La granda kunveno é de autoria de José Vítor Centeno. Os desenhos são de José Alvim e o design de Renato Rizzaro. Foi publicado pela editora Papa-livro, em 1994. O livro é constituído por 38 páginas.

A narrativa é dividida em três partes: Os avisos, O encontro, e A surpresa. A história versa sobre uma família, a família Dudu, que, após receber estranhos avisos que tocaram seus corações, entraram em seus carros e partiram rumo a uma viagem espacial.

A primeira parte apresenta os personagens, relata como os avisos começaram a chegar à família Dudu e o transcurso efetuado até o local do encontro. A segunda parte descreve o local do encontro e apresenta a língua que os personagens falavam durante o evento: a língua internacional Esperanto, a qual, segundo o autor “[...] é uma língua muito fácil e sonora. Em português, Esperanto significa esperança” (CENTENO, 1994, p. 20). A terceira parte revela o encontro com seres extraterrestres, assim como a ligação entre eles e os habitantes da Terra. O texto apresenta, ainda, uma espécie de desfecho, no qual os personagens recebem informações de como proceder no retorno a suas casas e ficam conhecendo o objetivo do encontro: “Tratava-se de um encontro interplanetário para o fortalecimento da Fraternidade Universal, isto é, da amizade entre as pessoas e os povos, ou seja, entre a imensa, incomensurável Família Universal” (CENTENO, 1994, p. 36).

O livro apresenta, ainda, uma dedicatória. É dedicado à memória de Erico Veríssimo e Maurício Rosenblat.

CENTENO, José Vítor. A FAMÍLIA DUDU: La granda kunveno. Il. José Alvim. Florianópolis: Papa-Livro, 1994. 


AUTORES

Imagens