literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A história de Hermes
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

A história de Hermes (2012), escrita por Paulo César Simões-Lopes e ilustrada por Ane Mitri, é uma narrativa que tem como personagem central Hermes, um Lobo Marinho que, depois de uma extenuante viagem, aportou em uma praia que não era mesmo uma praia deserta. Percebeu que, ao invés de dunas de areia, o que havia, cercando a praia, era uma porção de construções e barcos barulhentos que andavam fora da água. E, como entendia a linguagem universal dos olhares, pode perceber as intenções dos vários humanos que o cercaram na areia. Entre esses olhares, ele descobriu a menina Melinda, de olho aflito e inteligente, que tentou impedir que os outros humanos o machucassem.

A história é contada segundo a perspectiva do olhar do Lobo Marinho. Suas impressões e descobertas a respeito dos seres humanos e do novo mundo que conheceu, bem como a cumplicidade de Melinda que, dia a dia, faz companhia ao animal enquanto ele, na areia, descansa de sua longa viagem. Até mesmo quando o Lobo Marinho, capturado pelos funcionários da prefeitura, foi levado a um Centro de Triagem de Animais Silvestres, a menina estava lá, cuidando para que ele se sentisse confortável, fazendo uma manifestação com os colegas e professores da escola, para que soltassem seu amigo Hermes.

Além de contar a história do Lobo Marinho Hermes, a narrativa traz, no seu decorrer, diversas informações científicas para que o leitor possa compreender as características do animal marinho e entenda o seu mundo. E, no final do livro, o leitor encontra mais explicações sobre animais, como Hermes.

As ilustrações de Ane Mitri acompanham a história narrada por Paulo César, com desenhos que aparecem ora em pequenos detalhes, ora tomando conta de páginas duplas. Imagens em preto e branco, imitando lápis de cor preto, com leves nuances em azul e dourado.

SIMÕES-LOPES, Paulo César. A história de Hermes. Il. Ane Mitri. São Paulo: Cortez, 2012.


AUTORES

Imagens