literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A História do Jacaré Né
VOLTAR
RESENHA

por Aline Lucia Silva
Acadêmica de Pedagogia – PET Pedagogia - UFSC
2012

O livro A história do jacaré Né, de Vera Lícia Vaz de Arruda, tem como personagem narrador Maninho, um pai contador de histórias. Maninho encantava os filhos: Neide, Cinda, Zé, Lucia, Jonas e Vera, com suas narrativas e seu jeito peculiar de contá-las. Numa bela manhã, é a vez de contar a história do jacaré Né. Ansiosos por mais uma história, as crianças escutam atentamente o pai falar sobre o especial jacaré do papo amarelo, que muda de cor de acordo com seu estado de humor. Mas o jacaré Né não estava sozinho, ele tinha um amigo, o menino Roberto Edmundo, mais conhecido como Mundinho.

A história se passa na Estação Ecológica de Carijós, em Ratones, na cidade de Florianópolis. Era lá, pertinho de Mundinho, que Né morava. Mundinho, cheio de curiosidade devido aos boatos que rondavam entre os pescadores de que havia um jacaré, cujo papo mudava de cor, chamou seu Chico, outro pescador da região, para acompanhá-lo de barco até a Estação. Foi a partir desta e de mais e mais visitas que comprovaram que o que se contava por ali era verdade! Né ficava branco de susto, vermelho de bravo, rosa de amor e laranja de alegria!

Mundinho, porém, tinha uma grande preocupação. Os jacarés estavam invadindo o território dos moradores, porque o seu próprio espaço tinha sido invadido pela destruição do ser humano ao seu habitat, a natureza.

O garoto e seu parceiro, Chico, estavam dispostos a ajudar na reversão deste problema ambiental que afetava os jacarés de papo amarelo dos rios do manguezal de Ratones. E ninguém melhor do que Né para dar a sua contribuição! O jacaré Né, com a barriga verde de esperança, falou: “As ideias, vocês, seres humanos, têm. É preciso colocá-las em prática”.

O contador de histórias, ao dar uma pausa, convida os filhos para fazerem uma visita à Estação de Carijós e a ajudarem na preservação dos jacarés de papo amarelo, para fazer desta história, uma história com final feliz! Convite que implicitamente é estendido aos leitores, pois o livro é um hino de preservação ao meio ambiente.

As belas ilustrações que compõem o livro proporcionam uma leveza à narrativa foram produzidas em aquarela pela própria Vera Lícia, que se dedica também às artes plásticas.


ARRUDA, Vera Lícia Vaz de. A história do Jacaré Né. Florianópolis: Lagoa, 2010.


AUTORES