literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A semente
VOLTAR
RESENHA

Por Tatiane Maciel
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

A semente, livro de Cristina Marques, foi ilustrado por Mônika Papescu, publicado pelo Estúdio Criação Bureau em março de 2010. O livro é uma narrativa curta, apresenta um enredo simples e sua forma de representação acontece de maneira estreitamente vinculada entre a imagem e o texto escrito. Os temas desse tipo de narrativa costumam relacionar-se com a própria vivência das crianças, fazendo-as ter um elo maior com a experiência da leitura e com o próprio livro. É indicada para crianças recém-alfabetizadas e pré-leitoras.

O livro A semente conta a história de uma semente bem pequenina que voava com o vento para todos os lados, até que um dia o vento parou e ela caiu sobre a terra e sobre os galhos. A narrativa então se desenvolve a partir das indagações da semente sobre o que irá lhe acontecer dali para frente, e para acalmá-la está por perto a terra que responde as suas perguntas. Tranquila, a semente aguarda, o tempo passa, e com ele vem o frio, chuva e a primavera e ela começa a crescer dia após dia e se transforma numa linda árvore.

A cada dia de sol, a árvore ficava com troncos fortes, galhos longos, raízes firmes e dela muitos frutos brotam. Então, eis que surge outro personagem para compor esta narrativa: um peregrino, que vem para dialogar com a árvore, descansar em sua sombra e comer seus frutos. A partir dessa experiência, o peregrino agradecido resolve levar as sementes dos frutos que ali comera e a árvore muito prontamente aceita e deixa uma mensagem: “As sementes em suas mãos serão apenas sementes, mas se forem lançadas na terra a vida se manifestará sobre elas”.

MARQUES, Cristina. A semente. Ilustração de Monika Papescu. Blumenau, SC: Estúdio Criação Bureau, 2010.


AUTORES

Imagens