literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A vida e a morte de Nick Fourier
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis
Mestranda da Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

O livro A vida e a morte de Nick Fourier, de Maicon Tenfen, pertence à coleção Joias Literárias e é parte integrante do projeto Livro Livre, realizado pelo Instituto Evoluir e com patrocínios para a publicação. As ilustrações são de Eugênio Colonnese e a sua venda é proibida. O livro possui três contos na seguinte ordem: “o terceiro desejo, Barrabás, e, a vida e a morte de Nick Fourier”. Este último, inédito, dá o título ao livro, os dois anteriores foram publicados em 2002 e 2000.

No primeiro conto, “O terceiro desejo”, Shirley foi entregar à mãe de Afonso uma caixa com cartas, dinheiro e notícias do assassinato de Afonso! A moça foge após a entrega, entra num bar e é envolvida numa conversa com o prefeito local. Ele lhe fala sobre um medalhão com poderes mágicos, e do qual lhe fora concebido a possibilidade de realizar três desejos, porém o medo do terceiro desejo faz com que ele esconda o medalhão no bolso do casaco da moça. Mesmo sem muito acreditar nos poderes mágicos Shirley faz um pedido, e ele acontece!

Em “Barrabás” temos a duplicidade de algumas cenas de família num transcorrer de 16 anos. Para o desespero de uma mãe, o marido policial morto, por um tal de Barrabás – sujeito sem identificação policial –, e o filho trabalhando na polícia! Após a morte da mãe, o filho decide seguir uma pista e pegar o bandido, mas este é surpreendido na captura: saudade, desengano, corrupção, herança, decisão! Neste conto, o filho é o narrador que conta a sua história.

No último conto do livro, “A vida e a morte de Nick Fourier”, vemos o processo de nascimento e morte de um personagem criado por um escritor. O escritor narra a história de seu personagem e as dúvidas sobre matá-lo. Sabe que precisa interromper a história para criar e escrever outras coisas, mas sabe também que aquele personagem é quem vende suas histórias e que lhe garante o sustento. Como matá-lo? Ideias, tolices, armadilhas, enganos, tropeços, sustos... e tudo acaba. Tudo?

Em todos os contos há um narrador que apresenta o enredo e vários diálogos são travados entre os personagens. O livro possui ficha catalográfica, apresenta na capa final os outros títulos da coleção e traz uma foto do escritor com sua biografia. Não há este dado com relação ao ilustrador.

TENFEN, Maicon. A vida e a morte de Nick Fourier. Ilustração de Eugênio Colonnese. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2007. 64 p.


AUTORES

Imagens