literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

A Vida Secreta das Formigas
VOLTAR
RESENHA

Por Aline Cavalheiro
Acadêmica do Curso de Pedagogia /UFSC
Bolsista Pró-Extensão
2013

O livro A Vida Secreta das Formigas, de Cristina Santos, é ilustrado por Leandro Lopes – que, atualmente, reside em Florianópolis, e foi publicado em 2011 pela Editora Cortez. 

O livro tem o caráter informativo, apresentando conhecimentos científicos sobre a vida “secreta” das formigas. Embora o livro seja do gênero informativo, sua narrativa é leve e aproxima o leitor criança das diferentes espécies (formigas-cortadeiras; formigas-de-rodeio; formigas-tecelãs; formiguinha bromélia, entre outras), e permite o conhecimento da diversidade dos habitats e da vida cooperativa desses insetos.

Ao longo do livro, a autora apresenta as espécies e suas características, suas responsabilidades diante do formigueiro, curiosidades sobre essa civilização, como se reproduzem, a cultura das formigas... Explica, também, como se comportam as formigas em cada ecossistema onde vivem, como são as construções das colônias nesses ambientes, como cada tipo de ninho é construído nesses espaços, criados embaixo da terra, dentro das árvores ou em plantas, sejam eles no Cerrado ou na Mata Amazônica, na Caatinga ou na Mata Atlântica.

As imagens são convidativas, coloridas com tons de terra, e apontando os detalhes de cada tipo de formiga, mostrando um mundo maior, que existe embaixo da terra, permitindo ampliar nosso conhecimento, sem estar literalmente num formigueiro.

SANTOS, Cristina. A vida Secreta das formigas. Il. Leandro Lopes. São Paulo: Cortez, 2011.


AUTORES

Imagens