literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Abecedário da natureza brasileira
VOLTAR
RESENHA

Por Tatiana Valentin Mina Bernardes
Graduação em Pedagogia UFSC
Professora de Educação Infantil da Prefeitura de Florianópolis – PMF/SC
2015

Abecedário da natureza brasileira, da autora e bióloga Cristina Santos, é fruto de pesquisa investigativa sobre a natureza brasileira. O livro é organizado por verbetes em ordem alfabética, a cada letra do alfabeto, uma palavra que representa a biodiversidade brasileira de flora e fauna do Brasil, ou seja, a diversidade de animais, plantas, espécies, genes, variedades, microrganismos, ecossistemas, gêneros e famílias, a variedade da natureza viva. 

O desafio de representar a enorme variedade de formas de vida da natureza brasileira por nomes que começam com as letras do alfabeto, sobretudo com as letras K, W e Y, torna-se possível mediante resgate dos conhecimentos, tradições e lendas dos povos indígenas, origens dos nomes e seus surgimentos na natureza. Os aspectos descritos trazem as configurações de como essa variedade de formas de vida apresentam e vivem na natureza. Os elementos expostos ganham vida com as ilustrações de Freekje Veld.

No livro, a autora tenciona apresentar toda a riqueza de vida da natureza brasileira, com intuito de chamar a atenção para a fundamental ameaça à biodiversidade, à ação humana, com os desmatamentos, queimadas, alterações climáticas e mudanças nos ecossistemas. Destaca também ser necessário criar uma rede de proteção, interesse e respeito e, ainda, a importância de conhecer diferentes estruturas de preservação do meio ambiente.

SANTOS, Cristina. Abecedário da Natureza Brasileira. Ilustração de Freekje Veld. São Paulo: Cortez, 2014. 


AUTORES

Imagens