literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Agente Correco o Ecodetetive
VOLTAR
RESENHA

Por Lisandra Banhuk de Campos
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

O livro Agente Correco o Ecodetetive, de João Chiodini e ilustrações de Monika Papescu, faz parte da coleção Encantado, do projeto Livro Livre, e tem como protagonista um personagem que precisa decifrar um mistério, afinal ele é um detetive.

A narrativa conta com outros personagens, como o canarinho Renatinho e a canarinha Deinha, seguindo uma relação de animal/nome que acabam rimando, foram criados, então os outros animais, como o esquilo Camilo, o pica-pau Nicolau.

O autor utiliza de rimas nos diálogos dos personagens, como o Cupim Benjamim:

- Não sei de nada, detetive. Eu tenho uma árvore para mim e para os outros cupins do outro lado do jardim.

- Isso não é um jardim, senhor cupim, é um bosque.

- Podemos chamar assim. Mas, bosque não rima com cupim. Jardim, sim. (CHIODINI, 2012).

A narrativa mostra ao leitor um personagem, que é um passarinho muito pequeninho, uma correquinha, que é detetive, investiga casos de figurinhas repetidas, charadas não resolvidas e peças de quebra-cabeça desaparecidas.

Um belo dia, o canarinho Renatinho e sua esposa Deinha, a canarinha, entram desesperados no escritório do agente Correco. Sua árvore, que era também sua casa, tinha sumido, mais um caso para ser resolvido.

Correco sai a investigar e acaba descobrindo que no bosque será construído um condomínio, chamado Selva de Pedra. Então, o agente convoca uma reunião com os habitantes do bosque, que pensam não poder fazer nada contra a construção do condomínio, mas o agente não desiste de lutar.

Quando chegaram os tratores e motosserras para começar a derrubar tudo, o Córrego começa a gritar, os homens não entendem nada, é quando começam a juntar os animais do parque e todos começam a confusão. Os meninos que jogam bola no parque vendo tudo se aproximam e fazem uma barreira contra a construção no bosque. Os vizinhos do parque resolvem todos protestar. E o final só lendo para descobrir então...

O autor ainda nos mostra algo importante à lembrar: “- Devemos lutar pelo certo, mesmo outros pensando de forma diferente da nossa e a união faz a força” (CHIODINI, 2012).

CHIODINI, João. Agente Correco, o ecodetetive. Ilustração de Monika Papescu. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2012. 16p. (Coleção Encantado).


AUTORES

Imagens