literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Avô por um dia
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

O livro Avô por um dia, de autoria de Wodslao Agniva, apresenta a história de um senhor viúvo, de nome Leonoel, que, após ver o anúncio de um jornal local, mostra-se interessado na prestação voluntária de serviço a um internato. Após passar por entrevistas, Leonoel assume a função de avô, tendo a tarefa de levar um garoto – Luís Carlos, para passear por um dia.

Durante o encontro entre o avô e o neto, no decorrer de um dia, muitas conversas são estabelecidas, e novas palavras, gírias, informações, conteúdos, são desvendados. Num diálogo entre diferentes gerações curiosidades, preferências e proximidades são expostas e discutidas.

O livro Avô por um dia traz uma série de informações sobre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, cenários onde ocorre a história, e, por assim dizer, partes de conteúdos de uma aula de história, geografia, português, ciências... Uma única história com muitos ensinamentos, num livro cheio de surpresas.

Na capa do livro, nem no seu interior, é revelada a imagem do avô, porém as ilustrações indicam um neto curioso, com olhar atento e ávido por aprender; outras ilustrações são suscitadas pela escrita do texto, que motivam mais pesquisas. O narrador apresenta as personagens e descreve as cenas onde se passa a história.

Avô por um dia, da editora Insular não traz fotos ou biografia de seu autor ou ilustrador. Apresenta-nos apenas seus nomes, e, na aba final, acena lugares por onde o autor passou até chegar à ilha, nesse caso, Florianópolis. O livro tem ficha bibliográfica, sumário, um pequeno resumo na capa final, e é dedicado aos sem neto, ou aos que não têm neto, melhor dizendo.

AGNIVA, Wodslao. Avô por um dia. Il. Michel Eduardo Oliveira. Florianópolis: Insular, 2005. 80 p.


AUTORES

Imagens