literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Braboletas e ciúminsetos
VOLTAR
RESENHA

Por Thais Marcelino
Acadêmica do Curso de Pedagogia – UFSC
2017

Braboletas e ciúminsetos é um livro de Vássia Silveira com ilustrações de Marcelo Vaz. O livro infantil não apresenta capítulos, nem é divido por partes, a narrativa acontece linearmente. A narrativa abarca as interpretações da menina Olívia em relação ao comportamento da irmã mais velha Flávia. A irmã de Olívia gosta de aborrecê-la, pois não consegue realizar a sequência correta da palavra paralelepípedo, deixando a menina entristecida.

Cansada da perturbação da irmã, Olívia descobre que a irmã pronuncia a palavra borboletas como sendo Braboletas, assim presume que Flávia pensa que as borboletas são seres brabos. Olívia observa e questiona que quando as duas estão em casa, Flávia faz questão de brigar e se aborrecer com ela por qualquer motivo, porém quando ambas estão na escola ou na rua de casa, a irmã Flávia é cuidadosa e superprotetora. A menina vai construindo sua leitura de mundo em relação à irmã de uma maneira curiosa e carismática. Com os ensinamentos da mãe e os conceitos construídos na instituição acerca dos insetos, Olívia parte do pressuposto que Flávia está sendo picada por um bicho chamado ciúminseto, por isso as vezes a trata com desprezo, mas continua amando-a.

O texto é apresentado na primeira pessoa do singular. Não é estruturado por diálogos. O livro contém ilustrações em todas as páginas, é repleto de detalhes e expressões dos personagens. Na estrutura extratextual é apresentado os agradecimentos e nos paratextos uma pequena introdução da narrativa. É interessante observarmos na obra a importância da leitura de mundo, a criatividade, a ludicidade da criança.

SILVEIRA, Vássia. Braboletas e ciúminsetos. Ilustração de Marcelo Vaz. Florianópolis: Letras Brasileiras, 2007. 16p.


AUTORES

Imagens