literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Cai ou não cai? Haicais e animais
VOLTAR
RESENHA

Por Rosilene F. Koscianski da Silveira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

Cai ou não cai? Haicais e animais é umaobra de Jean Marcel e Simone Alves Pedersen, que foi ilustrada por Ana Carolina Iabrudi Juste. Um livro de poesia escrito para as crianças. Antes de apresentar os poemas, os autores informam ao pequeno leitor como se organizam os haicais, a forma poética escolhida para compor a obra. Pedersen e Marcel contam que “os haicais foram trazidos ao Brasil pelos imigrantes japoneses. São poemas sem rima, sem título, com cinco-sete-cinco sílabas poéticas, e versam sempre sobre a natureza” (p. 3).

Inspirados nos haicais, os autores usam da licença poética para compor versos sobre os animais e suas manias, descrevendo o colorido, o som e o brilho da natureza pelo movimento de seus distintos habitantes. São 20 versos nos quais desfilam tatus, macacos, tartaruguinhas, gambás, cobras, jacarés, corujas, sapos e muitos outros animais brincalhões, espertos, esfomeados, “antenados” e vaidosos. Tem artista e tem plateia num jogo de linguagem e sedução. “Os sapos coaxam. / Tem sintonia no banhado. / Os peixes aplaudem” (p. 13). A multiplicidade inspira e faz vibrar.

O colorido dos múltiplos elementos vai desde a capa até a contracapa na qual se faz uma pergunta maliciosa e um convite tentador: “Será que bicho entende de poesia?” “Venha espiar os animais e descobrir o que eles pensam um do outro e como brincam pendurados nas folhas desse livro”. O leitor vai perceber como imagem e texto se articulam belíssima e harmoniosamente compondo uma tessitura delicada e divertida.

MARCEL, Jean; PEDERSEN, Simone Alves. Cai ou não cai? Haicais e animais. Ilustração de Ana Carolina Iabrudi Juste. Vinhedo, SP: Alvis Brasilis, 2013.


AUTORES

Imagens