literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Câmera e coração
VOLTAR
RESENHA

Por Ana Maria Alves de Souza
Mestre em Antropologia (UFSC/ 2003)
Mestre em Literatura (UFSC/ 2011)
2013

Em Câmera e coração, a escritora Cristina Marques conta a história de dois irmãos gêmeos, Marcelo e Mariana, que foram criados pelos pais, e se destacam no esporte e na fotografia, respectivamente. Ao chegar o momento de decidir o encaminhamento profissional dos jovens, acontece o conflito familiar. O pai, dono de um patrimônio empresarial, não via retorno financeiro na aspiração dos filhos. Após um acordo entre todos da família, Marcelo fez Faculdade de Educação Física e entrou para um clube de desportos; e Mariana fez Faculdade de Belas Artes e seguiu carreira com a fotografia, atuando em causas sociais. Por fim, os irmãos são bem-sucedidos em suas carreiras e o pai se emociona em vê-los assim.

A história é ilustrada por Rubens Belli, que faz uma nota dizendo ter se inspirado na técnica do estilo mangá de ilustração. Procurou ressaltar a expressão dos olhos dos personagens, bem como alguns ângulos diferenciados. O final do livro também traz um pequeno texto sobre Fotografia e os significados de fotografar, escrito por Maria Teresinha Heimann. Há, ainda, uma seção de duas páginas com fotos, chamada “Nossos Artistas”, que traz comentários biográficos sobre duas fotógrafas atuantes em Santa Catarina: Maria Teresinha Giacomozzi, especialista em fotografar pessoas, e Marion Therese Rupp, que atuou como repórter fotográfica no Diário Catarinense, em Florianópolis, e no Jornal de Santa Catarina, em Blumenau.

O livro é parte integrante do Projeto Livro Livre, tendo sua venda proibida e patrocínio da Weg e da Lei de incentivo à cultura. A história também faz parte da Coleção Toda Arte, e é uma realização do Instituto Evoluir.

MARQUES, Cristina. Câmera e coração. Il. Roberto Belli. Blumenau: Ed. do Autor, 2010.


AUTORES