Caos & Cosmos: uma proposta de futuro

Por Chirley Domingues
Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Mestre em Literatura Brasileira (UFSC)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC

Caos & Cosmos, de Raul Longo, apresenta a história de seres de um planeta distante, com nomes nada convencionais, que se reúnem diante da ameaça de invasão dos humanos terráqueos, uma vez que estes, após inviabilizarem a vida na Terra, estão prestes a se impulsionarem em busca de outro mundo para usufruir e destruir.

Sob o comando do Nesbor D@, as criaturas do planeta inominado tentam desvendar e compreender os terráqueos. Após algumas discussões e considerações, concluem que a espécie que habita o planeta Terra são seres que vivem da exploração do homem e dos recursos ambientais como direito adquirido. Concluem, ainda, que são as atitudes egoístas e equivocadas dos humanos que está levando o planeta à destruição.

O maior problema da Terra, porém, é o Poder. É ele que inviabiliza o futuro dos próprios terráqueos e que torna provável o suicídio da espécie, bem como o Caos e a impossibilidade do Cosmos.

Diante da realidade vivenciada pelo planeta Terra, os desconhecidos chegam à conclusão de que os terráqueos precisam fazer uma escolha, “ou findam essa era, ou findam-se”. Há, no entanto, uma saída: se os humanos conseguirem extinguir o Poder é possível que a teoria que prevê do Caos o reinício do Cosmos se torne realidade.

Para tanto, é preciso que todos se conscientizem de que a salvação do planeta está nas mãos da juventude, e a melhor forma de alertar essa importante parcela da população da Terra é através da literatura. Dessa forma, as criaturas do desconhecido planeta decidem escolher um humano escritor que crie uma história cujo final seja escrito pelos jovens terráqueos, possibilitando a estes a oportunidade de nela apresentarem soluções que venham a salvar a tão maltratada Terra e seus habitantes.

Com essa possibilidade de interação entre autor e leitor, o que Raul Longo propõe é uma escrita compartilhada com seus leitores, dando a eles a oportunidade de participarem da escritura do texto, como coautores de uma obra de ficção científica que os leve a refletir sobre a própria realidade.

LONGO, Raul. Caos & Cosmos: uma proposta de futuro. 1 ed. Blumenau: Hemisfério Sul, 2010.