literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Cartas entre Marias: uma viagem à Guiné-Bissau
VOLTAR
RESENHA

Por Simone Cintra
Estágio pós-doutoral
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

Cartas entre Marias: uma viagem à Guiné-Bissau trata-se de um livro infantojuvenil composto por cartas e belas imagens fotográficas. Ao longo da narrativa, as cartas, escritas por Maria Isabel Leite, e as fotografias, de Virgínia Maria Yunes, desvelam ao leitor a amizade de duas adolescentes: seus segredos; confidências; descobertas e, ainda, o modo alegre e pleno com que se deparam e se deixam envolver com a diversidade cultural africana.

As personagens Ana Maria e Maria Cristina residem em Florianópolis, e a viagem da família de Ana Maria para uma aldeia no interior da Guiné-Bissau é a oportunidade de ambas trocarem muitas cartas, já que a aldeia não tinha eletricidade para o uso de e-mail. Junto à intimidade das meninas, vamos, também, nos tornando mais íntimos de seus mundos e do mundo vivenciado pela família de Naná (Ana Maria) em meio aos costumes, às danças, ao dialeto, aos hábitos alimentares do povo da aldeia.

A singularidade desse livro reside na harmonia e complementaridade entre palavras e imagens, assim como na qualidade estética da edição da obra.

YUNES, Virgínia M.; LEITE, Maria Isabel. Cartas entre Maria: uma viagem à Guiné-Bissau. São Paulo: Editora Evoluir Cultural, 2009.


AUTORES

Imagens