literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Cauda de serpente, asas de dragão
VOLTAR
RESENHA

Por Fernanda Gonçalves
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2015

O livro Cauda de serpente, asas de dragão é composto por dez contos e nove minicontos, escrito por Giovanna Artigiani e ilustrado por Bruna Miwa. As histórias narram distintas experiências vividas por crianças pequenas e suas relações com adultos – como avós, tio, pais e babás –, valorizando sutilezas cotidianas.

As relações estabelecidas pelas crianças expressam significativas vivências que marcam as memórias de infância, como o faz de conta nas brincadeiras, o cheiro quente no quarto de um bebê, o sabor de um bolinho de chuva açucarado polvilhado também com carinho – “que fixa na memória da gente como um beijo”–, a descoberta de uma nova palavra por um pequeno menino: era meio dia quando ele admirava os peixes prateados à beira da lagoa, ele encheu a boca de experiência naquele momento e aprendeu a falar “peixe”. Esses são alguns exemplos dos contos cheios de ternura e afago que encontramos no livro. 

O entrelaçamento de realidade, imaginação e fantasia expressam exatamente a obra. São experiências como a vivida pelo bebê descobrindo o sabor de sorvete de uva: para ele não havia mais nada no mundo naquele momento.

ARTIGIANI, Giovanna. Cauda de serpente, asas de dragão. Ilustração de Bruna Miwa. São Paulo: Giostri, 2015. 


AUTORES

Imagens