literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção Amor Cura
VOLTAR
RESENHA

Por Maria Laura p. Spengler
Doutora em Educação
Professora UDESC
2020

A Coleção Amor Cura, de Humberto Soares, publicada em 2020, apresenta ao leitor três pequenos livros de imagem, com diferentes personagens, mas dialogam sobre o mesmo tema, e levam os títulos: Amor Cura Fadas, Amor Cura Sereias, Amor Cura Gnomos. As três narrativas são sobre o amor homoafetivo. Cada livro da coleção mede aproximadamente 13 centímetros de largura por 8 centímetros de altura, e são feitos manualmente.

Amor Cura Fadas conta a história de duas fadas que se encontram em uma casa dentro de um tronco de árvore. Cada uma delas traz elementos da natureza, flores e folhas, e juntas constroem uma mandala simbolizando seu amor. O livro tem formado vertical, 15 páginas e as ilustrações do autor são apresentadas na página da direita.

Amor Cura Sereias conta a história de uma sereia que canta por um amor em cima de uma pedra, e que mesmo sendo cortejada por um marinheiro e por um tritão, se apaixonou por outra sereia. Apresentando as ilustrações na página direita, o livro, com 15 páginas, tem formato horizontal.

Amor Cura Gnomos traz uma narrativa que brinca com linguagem de aproximação e distanciamento de uma câmera de cinema, e conta a história de um casal de gnomos que também se aproximam um do outro e se apaixonam (o leitor descobre isso ao observar os pequenos detalhes na ilustração, como um pequeno coração no lugar dos olhos). De formato horizontal e com 17 páginas, as ilustrações compõem a página direita do livro.

REFERÊNCIA

SOARES, Humberto. O amor cura Fadas. Canelinha: Edição do autor, 2020.

SOARES, Humberto. O amor cura Sereias. Canelinha: Edição do autor, 2020.

SOARES, Humberto. O amor cura Gnomos. Canelinha: Edição do autor, 2020.


AUTORES

Imagens