literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção Clássicos multieducativos
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção Clássicos multieducativos, da editora Brasileitura, escrito por Cristina Marques e com uma série de passatempos de Angela Finzetto, é composta por seis livros, com dezesseis páginas. As ilustrações são da empresa Belli Studio, e, no decorrer das narrativas, há várias atividades para realização, do tipo: encontrar objetos estranhos, descobrir objetos iguais, assinalar e marcar diferenças, ligar pontos, encontrar verbos, sinônimos, completar cruzadinhas. Há livros em que as atividades são diferenciadas e separadas da história, outros em que elas se confundem. Nos livros não há uma biografia dos autores dos textos.

As histórias que compõem a coleção são as seguintes: A bela adormecida; Branca de neve; Cinderela; O patinho feio; Os três porquinhos; e Pinóquio.

A bela adormecida – a princesa Aurora, em seu batizado, é presenteada com vários dons e um feitiço. O feitiço se realiza. Anos depois o feitiço é desfeito com um beijo.

Branca de neve – Branca de Neve morava com uma madrasta invejosa, dona de um espelho mágico. Ela é envenenada. Um príncipe a encontra, a beija e eles se casam.

Cinderela: Cinderela é criada por sua madrasta como empregada e é impedida de ir ao baile no castelo. Ela chora, e sua fada madrinha a leva ao baile. Cinderela perde seu sapato e o príncipe apaixonado vai à sua busca.

O patinho feio: nascem quatro lindos patos e um pato feio, que vivia triste e não brincava com ninguém. Ele foi embora, e mais tarde se viu um belo cisne.

Os três porquinhos: os três porquinhos fazem sua casa de: palha, madeira e tijolos. O lobo derruba as duas primeiras, e não consegue derrubar a casa de tijolos, tenta descer pela chaminé e acaba queimado.

Pinóquio: Gepeto faz um boneco de madeira e o chama de Pinóquio. O boneco ganha vida e, depois de algumas aventuras, a fada o transforma num menino de verdade.

MARQUES, Cristina. Clássicos multieducativos. Il. Belli Studio. Rio de Janeiro: Brasileitura, s/d. 


AUTORES

Imagens