literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção faz de conta que é assim
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Mestre em Educação – PPGE/ UFSC
Professora de Educação Infantil – PMF/ SC
2020

O livro Faz de conta que é assim traz duas histórias de Andréa Gustmann e duas histórias de Neida Rocha. O livro é da editora AmoLer e as ilustrações são de Ana Flávia Marques. O livro tem duas capas iniciais, ou seja, a mesma capa é usada para ambas as histórias, só modificando a indicação de início. Quando o leitor chega na metade do livro, precisa mudar a direção de leitura e iniciar do outro lado, virando o livro. Na capa vem o nome da escritora, o título da obra, o nome da ilustradora, a indicação de ser o volume 1, e uma frase Para ler, colorir e brincar”. A ilustração da capa apresenta os quatro personagens principais das histórias contadas no miolo do livro. Na segunda e na terceira capa, estão os dados bibliográficos da obra, os contatos das escritoras e o ISBN.

A primeira história de Andréa é O nascimento de um unicórnio. Andréa nos conta que “de tempos em tempos acontece uma grande corrida de cavalos no céu” (GUSTMANN, 2019, p. 01). E para chegar ao final da corrida os cavalos saltam entre nuvens. Os que caem ganham asas e aprendem a voar, tornando-se cavalos alados, e se concluírem a corrida ganham um chifre e se tornam unicórnios. Podem ser brancos, coloridos ou cintilantes, e quem olha atentamente para o céu pode ver algum unicórnio que acabe de nascer. Ao final desta história há a proposta da atividade de labirinto. A segunda história é A sereia desafinada, que apresenta ao leitor Aurora, a sereia desafinada. Num momento de tristeza, a sereia descobre que seu canto não é para encantar os seres da superfície e sim para alegrar os seres do mar. Ao final da história, a proposta é de encontrar no meio de um desenho, o siri, amigo da sereia.

A primeira história de Neida é Lara, um elfo entre nós. A personagem Lara morava numa cidade só de crianças, mas ela queria ter uma família com pai, mãe e irmão. Um dia os guardiões da cidade em que Lara morava disseram que ela teria uma família, e ela nasceu na Terra, numa família especial. A menina tem poderes mágicos e grande ligação com os animais e com a natureza. Ao final da história, há a atividade de encontrar as sete diferenças no quadro de família de Lara. A segunda história é Biel, um menino que encontra um amigo, um ser da floresta, de “cabeça ovalada, grandes olhos negros e orelhas pontudas”. (ROCHA, 2019, p. 06). Somente Biel conseguia ver o novo amigo, que passou a acompanhá-lo na escola, nas brincadeiras, nas tarefas. Ao final da história é proposto a atividade de encontrar a sombra de Tilbury, o ser amigo de Biel.

O livro não apresenta a biografia das autoras e ilustradora, mas há um encarte solto no livro com algumas das obras das duas escritoras e uma biografia das mesmas.

REFERÊNCIA

GUSTMANN, Andréa. O nascimento de um unicórnio & A sereia desafinada. Il.: Ana Flávia Marques. Blumenau: AmoLer, 2019. Coleção faz de conta que é assim.

ROCHA, Neida. Lara, uma elfa entre nós & Biel. Il.: Ana Flávia Marques. Blumenau: AmoLer, 2019. Coleção faz de conta que é assim..


AUTORES

Imagens