literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção As mais belas histórias da Bíblia
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção As mais belas histórias da Bíblia foi escrita por Cristina Marques e ilustrada pela Belli Studio, publicada pela editora Sbn, em parceria com a Todolivro, foi encontrada num formato descrito como “book bag”, um tipo de maleta, com livros e um cd. Esta coleção vem com oito livros, e as histórias são contadas em oito páginas. Na página central de cada livro há um modelo de jogo de tabuleiro. Os livros têm um narrador em terceira pessoa, e em cada livro há um personagem destaque, conforme o título do livro ou o enredo.  Em algumas histórias, há diálogos entre os personagens e, nos livros, não há a biografia do autor.

Os títulos da coleção são: A criação; O dilúvio; Sansão; Davi e Golias; Daniel na cova dos leões; Jonas e o grande peixe; Ressurreição; e Paulo.

A criação: conta a história de como Deus criou o mundo: luz, céu, mar, terra, sol, lua, plantas, animais, e fez o homem de barro, e a mulher de uma costela deste homem. Depois Deus descansou.

O dilúvio: narra que Deus enviou um dilúvio a terra e avisou Noé – um homem bom, para construir uma arca, que abrigasse um casal de cada animal que existia. Noé assim o fez. E choveu por quarenta dias. Sua família se salvou do dilúvio e repovoou a terra.

Sansão: Sansão era um homem forte. Sua força estava nos cabelos. Ele vencia todas as batalhas até que Dalila lhe cortou os cabelos. Ele foi preso e tornou-se escravo. Depois de muito sofrer Deus deu-lhe mais uma vitória.

Davi e Golias: Davi era um pequeno pastor de ovelhas e Golias era um gigante. Num duelo, Davi venceu Golias a pedradas.

Daniel na cova dos leões: Daniel servia ao rei da Babilônia, e, por sua sabedoria, tornou-se governador. Invejosos o denunciaram ao rei por estar orando a Deus. Então, Daniel foi jogado na cova dos leões, mas Deus fechou a boca dos animais, impedindo que atacassem.

Jonas e o grande peixe: Jonas não obedeceu a Deus e foi engolido por um grande peixe. Jonas ficou por três dias na barriga do peixe orando, e resolveu obedecer a Deus. Então o peixe o libertou.

Ressurreição: conta a história da entrada de Jesus em Jerusalém para a celebração da Páscoa. Jesus fez a ceia com seus discípulos, foi preso, crucificado, sepultado. Depois ressuscitou, conversou com seus discípulos e subiu aos céus.

Paulo: narra a história dePaulo que era Saulo antes de conhecer Jesus e perseguia os cristãos. Depois se tornou um pregador do evangelho.

MARQUES, Cristina. As mais belas histórias da bíblia. Il. Belli Studio. S/l: Sbn, s/d.


AUTORES