literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção No reino da frutolândia
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
2013

A coleção No reino da frutolândia, volumes 1 e 2, escritos por Cristina Marques e Angela Rhod, é composta por dez livros cada volume, publicada pela editora Letra Viva.

Nas histórias narradas, quatro crianças: Pedrinho, Aninha, Vanessa e Marcelinho, aparecem como personagens principais do enredo. Elas estabelecem diferentes relações com as frutas da Frutolândia – o reino encantado das frutas. Todos os livros trazem um quadro nutricional das frutas e uma receita, como sugestão de apreciar a fruta, destaque da história, bem como falam do cuidado de se lavar bem os alimentos. As autoras, porém, não são destacadas, isto é, não há uma biografia das escritoras.

Nos primeiro e segundo volumes, estão os seguintes livros:

1) Pepo pêssego: nessa narrativa, algumas crianças se perdem em Frutolândia, e Nana banana, já conhecida das crianças tenta ajudá-las, no caminho de volta. No caminho, esbarram numa árvore e travam uma conversa com um pêssego, o Pepo, que se apresenta e fala de suas qualidades nutricionais às crianças, que o experimentam e gostam da fruta.

2) Tuingo morango: as crianças vão fazer um piquenique em Frutolândia, e Tuingo, o morango vai atrás de Pedrinho, após ele examinar as folhas do morangueiro. Ao alcançá-lo, senta-se e conversa com os quatro amigos sobre a importância das vitaminas das frutas.

3) Calan maçã: os meninos veem pássaros bicando algumas frutas de uma árvore e convidam as meninas para fazerem um espantalho. Já com o espantalho pronto, Calan vem consolar Vanessa que chora por causa dos seus cabelos. Calan fala dos nutrientes das frutas, e as crianças acabam indo à macieira para comer maçãs.

4) Bambão mamão: ao explorar novos caminhos, as crianças descobrem uma plantação onde mamoeiros estão a brincar de pular das árvores. Bambão conversa com as crianças e as convida para brincar. No meio da brincadeira, fala sobre a importância dos nutrientes na nossa alimentação.

5) Peri abacaxi: ao passear na Frutolândia, Vanessa espeta o dedo no abacaxi. Peri se apresenta às crianças e diz ser o rei da Frutolândia por ter uma coroa. Peri fala de seus nutrientes, e as crianças seguem para comer a fruta.

6) Jaki caqui: as crianças vão à Frutolândia, com uma tigela,  para fazer salada de frutas. Cada criança vai buscar duas frutas e ocorre uma troca nas frutas. As crianças conversam com Jaki que lhes fala do magnésio, e as crianças comem bastante caqui.

7) Miucha ameixa: é domingo e, após o almoço, as crianças vão descansar na sombra de uma árvore e acabam cochilando, exceto Pedrinho. Miúcha, uma ameixa, puxa conversa e falam sobre a vitamina B-9. Pedrinho conta a história de Miucha aos amigos, e eles acabam querendo comer ameixas.

8) Vivi uva: depois da escola, os quatro amigos foram brincar de pega-pega na Frutolândia, embaixo de uma parreira de uva. Vivi, uma das uvas, fala da vitamina B-6 e da importância dela ao nosso corpo.

9) Berê pêra: as crianças vão brincar de amarelinha na Frutolândia e resolvem convidar algumas frutas para brincar. Berê fala do iodo na alimentação, e todos vão para a árvore de Berê.

10) Ti-hui kiwi: as crianças confundem Ti-hui, o kiwi, com um bicho. Ti-hui fala dos sais minerais e leva as crianças numa trepadeira carregada de kiwis.

11) Tanja laranja: as crianças encontram a Tanja, e ela fala da importância de se comer o bagaço da laranja, que é rico em fibras. As crianças aprendem a comer a laranja inteira.

12) Bia melancia: neste livro as crianças estão com sede, e Bia apresenta-se como a fruta que tem mais água no reino da Frutolândia.

13) Tato abacate: numa brincadeira de cabo de guerra, as meninas reclamam de estarem sem força, e Tato ajuda-as a puxar a corda, fazendo-as vencer a disputa.

14) Bubu jabuticaba: as crianças estão com Peri, o abacaxi, e encontram uma árvore cheia de bolinhas escuras, e Bubu explica às crianças que ela não é bolinha, mas uma fruta com muita vitamina B-3.

15) Nana banana: parece indicar ser o primeiro livro da coleção, pois as crianças desconhecem que as frutas podiam falar, e fazem sua primeira visita na Frutolândia. Nana fala da importância do potássio e mostra às crianças uma bananeira.

16) Baba goiaba: enquanto os meninos tomam banho na lagoa, as meninas conversam com Baba. A goiaba fala às crianças que tem bastante vitamina B-1.

17) Nina tangerina: as crianças disputam uma corrida. Aninha cai e reclama de dor no dente. As crianças sugerem que tome leite, pois tem bastante cálcio, e Nina apresenta-se como uma fruta com muito cálcio.

18) Dido figo: na sombra de uma figueira, as crianças descobrem muitos figos, e conversam com Dido, que é rico em fósforo.

19) Guiga manga: as meninas esperam os meninos embaixo de uma árvore, e Guiga vai conversar com elas. Enquanto esperam, várias mangas brincam de roda com as duas meninas. Guiga explica aos quatro amigos que a manga tem vitamina B-2.

20) Carola acerola: durante uma chuva de verão, as crianças se protegem embaixo do abacateiro, mas Pedrinho pega um resfriado. Tato, o abacate apresenta para as crianças Carola, a acerola, que é rica em vitamina C.

MARQUES, Cristina; RHOD, Angela. No reino da frutolândia. Il. Hugo Aresse Quintana. São Paulo: Letra Viva.

Obs: A coleção No reino da frutolândia foi editada também pela Edições Chocolate, na qual Cristina Marques, Angela Rhod, Débora Barros e Eloísa Piangers assinavam o texto. As frutas de quem se contavam histórias eram: abacate, abacaxi, banana, coco, goiaba, laranja, mamão, maracujá, melancia e tangerina. Os personagens principais são as crianças: Marcelinho, Aninha, Vanessa e Pedrinho, que estabelecem diálogos com a fruta que é destacada no livro.


AUTORES

Imagens