literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coleção Toda Arte
VOLTAR
RESENHA

Por Terezinha Fernandes Martins de Souza
Professora Titular - UFMT/DEOE/NEAD
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

A coleção Toda Arte, de Cristina Marques,com ilustrações de Rubens Belli, foi publicada em 2010 e faz parte do projeto Livro Livre. Fazem parte desta coleção dez títulos: Aninha; Câmera e coração; Em perfeita harmonia; Fazendo Arte; Feito por mim; Grafitando por aí; No palco da Vida; O canto de Ângelo; O sonho cria forma; e Uma vida derramada em letras.

Todos os livros da coleção possuem 32 páginas de texto em prosa, com equilíbrio entre texto e ilustrações. Geralmente, a capa traz uma ilustração que se repete no interior do livro; a folha de rosto traz as mesmas informações da capa acrescida dos patrocinadores; no verso estão os dados de identificação da obra. As últimas páginas dos livros são destinadas às informações complementares, escritas pelo ilustrador, sobre a arte que predomina em cada obra; traz outras informações sobre música, canto, teatro, artistas etc. A última página traz os dados biográficos da autora e do ilustrador. Na quarta capa, são apresentados os títulos que fazem parte da coleção. A leitura das obras é agradável e convidativa a pessoas de qualquer idade: adultos, jovens e crianças.

Perfeita Harmonia conta a história de Alvinho, um menino que, desde muito pequeno, extraia som de brinquedos e objetos. Ainda muito pequeno, encantou-se com a melodia e harmonia do som produzido pelo órgão da igreja, tocado pelo maestro. O menino aprendeu a tocar, se encantava com cada nota que aprendia. Descobriu que a alegria que emanava de sua alma entrava em perfeita harmonia com os acordes e toques suaves da música que produzia.

MARQUES,Cristina. Perfeita Harmonia. Il. Rubens Belli, Blumenau: Ed. do Autor, 2010. (Coleção Toda Arte).

No Palco da Vida apresenta a história de um professor de artes, Mathias Muzanga, angolano. Sua chegada em uma escola brasileira era esperada ansiosa e curiosamente pelos alunos. Apaixonando pela arte, pelo teatro, canto, dança e pelas culturas dos diversos povos do mundo, com seu jeito engraçado e gentil, o novo professor ensinou aos alunos que arte pode ser um modo de expressar a vida.

MARQUES,Cristina. No Palco da Vida. Il. Rubens Belli, Blumenau: Ed. do Autor, 2010. (Coleção Toda Arte).

O Canto de Ângelo narra a história de um menino chamado Ângelo,que se achava estranho pelo timbre de sua voz, por isso retraia-se na escola e entre os amigos. Foi chamado para fazer um teste para o coral da escola, e a professora percebeu o potencial de sua voz para cantar ópera. Encorajado pela mãe, pelas professoras e pela colega Joana, a menina mais bonita do colégio, que tocava piano. O menino descobriu a beleza e o encanto do canto lírico e a possibilidade de se tornar um tenor. 

MARQUES,Cristina. O Canto de Ângelo. Il. Rubens Belli, Blumenau: Ed. do Autor, 2010. (Coleção Toda Arte).


AUTORES