literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Contador de Histórias
VOLTAR
RESENHA

por Maria Laura Pozzobon Spengler
Doutoranda em Educação - UFSC
2012

Em seu livro Contador de Histórias, Julião Goulart organiza uma coletânea das histórias contadas em seu programa de rádio. O livro é composto por 33 histórias, algumas delas com pequenas ilustrações da artista plástica Milka Lorena Plaza Carvalhal. 

As histórias contadas pelo escritor trazem, na grande maioria, características de pequenas fábulas, algumas com personagens animais, com experiências voltadas para um aprendizado de ética e de virtudes, com intenção de melhoria de comportamento; além de possibilitar ao leitor contato com alguns mitos importantes, lendas de países distantes e histórias religiosas.

O livro é prefaciado pelo padre Márcio Alexandre Vignoli, que enaltece a importância das histórias contadas com sensibilidade por Julião, tomando por base as experiências religiosas narradas nas histórias.

O contador escreve a introdução do livro, explicando ao leitor como as experiências pessoais e familiares da infância fizeram dele um contador de histórias. E, ao final do livro, o escritor conclui com mais uma mensagem pessoal, valorando as virtudes e atitudes do comportamento humano, e também apresenta os créditos das histórias contadas no decorrer do livro.

GOULART, Julião. Contador de Histórias. Florianópolis: UFSC, 2008.


AUTORES

Imagens