literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Contos Bruxólicos
VOLTAR
RESENHA

Por Arlete de Costa Pereira
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

O livro Contos Bruxólicos,de Inês Carmelita Lohn, é uma coletânea de trinta contos de pescadores, assustadores e cheios de mistérios, povoados por personagens como Bruxas, Sereias, Lobisomens, Boto, Mula Sem Cabeça e até aparições, além das inúmeras luas cheias que ajudam a iluminar os cenários.

A obra traz alguns paratextos que auxiliam o leitor a conhecer um pouco sobre a autora e seu encantamento com a Ilha da Magia desde que aqui chegou, pois, nas palavras dela destacadas na orelha do livro: “Há algo no olhar, não tenho como explicar. E no compasso das linhas, só posso dizer que valeu, meu barco neste porto ancorar [...]”. Traz também uma breve biografia e a relação das outras obras publicadas pela autora. Não tem ilustrações e poderá agradar leitores de diferentes idades.

Os contos se passam nos mais variados pontos da ilha, trazendo à tona toda a sua magia e encantamento e mostrando que de norte a sul de Florianópolis, os causos fazem parte do imaginário da população. Se aconteceram, de verdade ou não, se esses personagens são reais ou fictícios, ou se não passam de histórias de pescadores, isso a escritora deixa para que o leitor descubra.

LOHN, Inês Carmelita. Contos Bruxólicos. Florianópolis: Pistis, 2014.


AUTORES

Imagens