literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Contos escolhidos
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil – PMF-SC
Mestranda em Educação – UFSC
2017

O livro Contos escolhidos, de autoria de Carlos Braga Mueller, pertence à coleção Joias Literárias e é parte integrante do projeto Livro Livre, realizado pelo Instituto Evoluir e com patrocínios para a publicação. As ilustrações são de Eugênio Colonnese e a sua venda é proibida. O livro possui oito contos que mesclam história e ficção em tramas onde personagens desconhecidos se misturam a nomes de personalidades da história local e nacional e revivem na memória dos leitores.

Na escrita um narrador apresenta o enredo e vários diálogos são travados entre os personagens. O livro possui ficha catalográfica, apresenta na capa final os outros títulos da coleção e traz uma foto do escritor com sua biografia. Não há este dado quando se trata do ilustrador.

Dos oito contos, o primeiro é “Nossas origens”, que traz a possibilidade de pai e filho visitarem o arquivo histórico municipal de sua cidade e aprenderem um pouco mais de suas origens e de sua história, ampliando a possibilidade de argumentação do filho junto a um amigo na escola sobre um dado histórico.

No segundo conto, “A odisseia de Cabral por mares nunca dantes navegados”, revela-se uma parte do relato da viagem da esquadra de Cabral até chegar ao Brasil, de suas conversas com Pero Vaz de Caminha e das ações decorridas nesse processo de chegar ao Brasil, passar pelas Índias e retornar a Portugal.

O conto “Desbravando a mata virgem” mostra o trabalho e as dificuldades dos primeiros imigrantes europeus na colonização da cidade de Blumenau.

Em “Era uma vez um imperador” vemos Dom Pedro II, um pouco de sua infância, de sua relação com a esposa e das viagens que fez pelo Brasil, inclusive sua visita às termas catarinenses, onde fala da possível vinda do Doutor Blumenau para Santa Catarina.

“O grande cacique dos olhos azuis” conta uma lenda hoje esquecida, do início da colonização de Itajaí, onde crianças brancas eram raptadas e criadas junto a grupos indígenas para se tornarem caciques.

No conto “Olé, mulher rendeira” vemos a história de Lampião um cangaceiro nordestino, sua entrada na criminalidade, seu estilo de liderança e sua lenda eternizada no nordeste brasileiro.

Em “Poetando pelo infinito”, os poetas Cruz e Sousa e Lindolf Bell dialogam num local ao mesmo tempo infinito e próximo. Falam sobre sua naturalidade catarinense e seus destaques no cenário nacional. No conto vemos um pouco de suas histórias e da arte com as palavras.

O último conto, “Socos ao vento”, revela o encontro de pai e filha com Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança na batalha com o gigante do moinho. A história é encontrada pela filha já moça, escrita num livro com autoria de Miguel de Cervantes Saavedra.

MUELLER, Carlos Braga.  Contos escolhidos. Ilustração de Eugênio Colonnese. Blumenau: Estúdio Criação, 2007. 56 p. 


AUTORES

Imagens