literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Contos Infantis Volume I
VOLTAR
RESENHA

Por Adriane Cristina Cantão Vieira
Graduada em Pedagogia – UFSC
2017

Antônio Natálio Vignale é autor do livro Contos Infantis Volume I, que é composto de quatro narrativas sobre a vida de alguns animais, como: Lambico, o Peixinho Esperto, O Menino e o Sabiá, Pardal rebelde e Pitoco, o Vira- Lata.

Na narrativa Lambico, o Peixinho Esperto, Mamãe Lambarilda leva seus filhotes para conhecer a vizinhança do lago. Sua principal intenção com esse passeio é que eles conheçam os principais predadores de lambaris, como homens, muçum e traíras. Assim, a mamãe Lambari conta sobre uma traíra cega bem conhecida dos peixes do lago e alerta para que seus filhos tomem bastante cuidado. Porém, entre os filhotes da Mamãe Lambarilda tem o Lambico, um lambari muito curioso, que acaba sendo atraído pela traíra cega. Para sua sorte o que a traíra quer não é comê-lo, mas sim uma ajuda para mudar de morada. Em troca da ajuda o lambari não perderá sua família. No decorrer da história a traíra cega demonstra cumprir com o combinado, e assim ela e a família lambari viram grandes amigos.

Em O Menino e o Sabiá,o personagemMatheus chega da escola e logo se encaminha para encontrar com seu pai Joaquim no laranjal. Chegando perto, Joaquim pede silêncio para não espantar o lindo sabiá que cantava no laranjal. Nisso, Matheus afirma a seu pai que aquele Sabiá com o canto maravilhoso é seu e explica como o conseguiu: pedindo ao Menino Jesus, que lhe presenteou em sonhos com aquele lindo pássaro, e ele queria que nunca perdesse a liberdade. Essa era a única questão para que o Matheus recebesse o lindo presente do cantar melodioso do sabiá todos os dias. No desenrolar da história Matheus ganha novos vizinhos, um casal com dois filhos. O pai trabalha vendendo pássaros e ele pede para que capturem o Sabiá que canta ali perto da sua casa. Logo que o sabiá é capturado para venda, Matheus descobre que seu amigo não se encontra mais no laranjal, isso leva a uma profunda tristeza, o que faz com que seu pai vá atrás do pássaro. Então, o caçador resolve devolver o pássaro para o menino.

Em O Pardal Rebelde temosa história de um pequeno pardal que não estava contente pela cor da sua plumagem e sua condição de ter nascido pardal. Passava a maioria do seu tempo fazendo comparação com as outras espécies de pássaros como o canário que dizia que era mais afortunado na cor da sua plumagem e no seu cantar. Descontente com sua condição, o pardal resolveu ir atrás do bruxo que tinha ouvido falar que realizava desejos para se transformar em um belíssimo canário. Ao chegar no local em que o bruxo morava informou seu desejo. Assim que concedido, o bruxo alertou o pardal, que agora era um canário, que ninguém poderia saber quem foi que realizou o desejo. Logo que o Pardal saiu da morada do bruxo foi ao encontro de um bando de canários, mas não foi bem recebido, pois alegavam que ele não fazia parte do bando. Acabou levando muitas picadas dos canários. Um pouco triste, o Pardal acabou por encontrar alpiste no chão da floresta e, com sua ingenuidade, seguiu a trilha de alpiste que o levou para uma gaiola para servir como diversão para um homem que o comprava para cantar. Na primeira oportunidade o pardal fugiu da gaiola e acabou encontrando seu bando de pardais antigos que não o reconheciam como parte do bando. O pardal tinha realizado seu maior desejo que era virar um canário, mas não se sentia feliz. Dessa forma, procurou novamente o bruxo para voltar a sua forma, o que acabou acontecendo. Assim, o pardal voltou para seu bando e ficou muito feliz por ser o pardal acinzentado.

Em Pitoco, o Vira-Lata,o leitor é apresentado a Marquinho, um menino de seis anos prestes a fazer aniversário e que tem como desejo de presente um cachorro. Assim, no dia do seu aniversário, sua mãe e seu pai o levam até uma agropecuária para escolher um filhote de cãozinho, mas nenhum dos cães de raça agradou Marquinho. Depois de um tempo a procura de um cão na agropecuária, Marquinho e seus pais avistaram um cão de rua sendo perseguido por uma senhora com uma corda por ter roubado comida do seu cachorro. O cãozinho de rua acaba por entrar na loja de animais e Marquinho fica encantado. Assim, eles acabam salvando o pobre cachorro da senhora e adotando o cão abandonado. 

VIGNALE, Antônio Natálio. Contos Infantis. Ilustração de Galvão dos Santos. Sombrio: Sul Gráfica. 2014. 120 p.


AUTORES

Imagens