literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Conversa de bichos
VOLTAR
RESENHA

Por Simone Cintra
Estágio pós-doutoral
Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFSC
2013

No livro Conversa de Bichos, Rosangela Borges apresenta aos leitores nove poemas protagonizados por diferentes animais. De forma descontraída e bem humorada, mas sem desconsiderar a complexidade dos temas abordados, a autora escreve sobre sentimentos humanos, como o amor, a tristeza, o desejo de ser aceito em sociedade e de se aventurar por terras estranhas. Sentimentos que também fazem parte da infância e que, ao se constituírem matéria-prima da escrita poética, aproximam-se ainda mais das crianças, potencializando o diálogo entre elas e os seus próprios sentimentos. Uma aproximação e diálogo impulsionados, ainda, pelo universo animal, tão apaixonante e próximo aos pequenos leitores.

O escritor e editor Luiz Carlos Amorim, no texto da contracapa do livro, nos fala sobre Rosangela e do dom que ela tem “de captar o encanto e a singeleza das coisas, no caso, dos animais, e combiná-los com a musicalidade e a cadência do seu ritmo”. Característica essa fortemente presente no poema O Urso Encucado, no qual o pequeno urso que “anda estranho, calado, triste, irritado”, ao final diz “meio amassado: estou bem, só estou... Apaixonado!”.

As ilustrações de Conversa de Bichos são de Ane Caroline Winter, e o livro, publicado em 2005, integra a “Coleção Andorinha”, da Franco Editora.

BORGES, Rosangela. Conversa de Bichos. Il. Ane Caroline Winter. Juiz de Fora: Franco Editora, 2005. 


AUTORES

Imagens