literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coração-balão
VOLTAR
RESENHA

Por Andréa de Vargas Rodrigues
Acadêmica do Curso de Pedagogia/UFSC
Bolsista PET -  Pedagogia
2013

Coração-balão, escrito por Maria Amélia Kupczyk e ilustrado por Francisco Mibielli, é o primeiro livro de uma série para pintar, da editora Papa-Livro. Publicada no ano de 1992, é uma série totalmente direcionada ao público infantil.

A narrativa, escrita em forma de prosa, conta a divertida história de um espetáculo circense. Um circo igualzinho a todos os outros, coberto por uma lona vermelha, amarela e verde; com trapezistas, bichos, palhaços, algodão doce, balões, bolas e outras coisas mais, que dotam de encanto o universo circense.

No meio disso tudo tem muita gente feliz se abraçando e brincando, e as crianças dão forma a esse mundo que sorri. Tem, também, um macaquinho; um tigre e um leão que brincam com um balão enorme, em forma de coração. O macaquinho Simão joga, por vezes, o balão perto das crianças e balbucia algumas palavras. Porém, somente Osvaldinho, um menino que não tirava os olhos das peripécias do Simão, entende a brincadeira. Então, o balão vai parar no meio da multidão que, gritando, aplaudindo e rindo, vai passando o balão entre todos da plateia, mas Osvaldinho devolve o coração para a bicharada. Balão vai, balão vem, até que o elefante, com sua tromba enorme, joga o coração-balão para cima e este acaba batendo no trapézio e explodindo. Todos aplaudem achando ser parte do espetáculo, no entanto o macaquinho Simão leva o maior susto e pula para o lado de Osvaldinho que o abraça.

Com frases curtas e envolventes, Maria Amélia Kupczyk escreve, de forma simples e agradável, sobre detalhes que favorecem e aguçam a imaginação das crianças, convidando os pequenos leitores a interagirem com a narrativa. Nessa esfera imaginativa, a magia do circo parece não ter fim.

KUPCZYK, Maria Amélia. Coração Balão. Il. Francisco Mibielli. Florianópolis: Papa-Livro, 1992.


AUTORES

Imagens