literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Coração Guarani
VOLTAR
RESENHA

Por Josiane Chini Baptista
Professora de Língua Portuguesa e de Literatura
2020

O livro Coração Guarani é uma lenda indígena sobre a criação dos animais e foi escrito por Marlete Cardoso e ilustrado por Maria Lúcia Rodrigues. Ele é um convite ao resgate e à valorização da cultura dos indígenas guaranis, pois a autora destaca muito bem a forma harmoniosa e respeitosa de como esse povo convive com a natureza e com os seres que nela habitam.

Neste título, texto e ilustração levam o leitor a conhecer um pouco da cultura dos Guaranis. As expressões como “tekoa” (terra indígena), “juruá” (não índio),“aviá”(sabiá), “Nhanderu” (Grande Espírito) e outras vão ganhando vida conforme o leitor folheia o livro e adentra a narrativa. Percebe-se então um fio condutor que inicia na capa, passa pela contracapa e demais páginas do livro, costurando a imagem ao texto.

Ao sair pelas ruas da cidade onde mora, a menina Matiá encontra duas pequenas índias vendendo artesanato. Esse encontro é o pretexto para que a autora traga para o presente o mundo da aldeia indígena, a “tekoa”.

Pouco a pouco, o diálogo entre as três meninas vai aproximando o leitor da cultura Guarani por meio das histórias contadas pelas pequenas índias. Assim, cidade e mata se misturam e o Grande Espírito “Nhanderu” já não vive somente na aldeia “tekoa”, ele habita o coração da menina Matiá que tem seu nome originado do guarani.

REFERÊNCIA

CARDOSO, Marlete Teresa Rodrigues. Coração Guarani. Il.: Maria Lúcia Rodrigues. Editora Areia, 2016.


AUTORES

Imagens