literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Diário de uma aborrecente!
VOLTAR
RESENHA

Por Simoni Conceição Rodrigues Claudino
Professora de Educação Infantil Prefeitura Municipal de Florianópolis
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2017

O livro Diário de uma aborrecente!,escrito por Rosane Magaly Martins, pertence a coleção Joias Literárias e é parte integrante do projeto Livro Livre, realizado pelo Instituto Evoluir e com patrocínios para a publicação. As ilustrações são de Eugênio Colonnese e a sua venda é proibida. Antes de iniciar a trama narrativa, a autora dedica uma página à explicação do que é a escrita de um diário, de uma biografia, trazendo discussões acerca de esta escrita ser ou não um gênero literário. O índice da história vem marcado pelos meses em que o diário fora escrito: seis meses, de dezembro a maio. Cada mês tem alguns dias marcados e um título.

O enredo começa no dia 26 de dezembro, onde uma menina de 15 anos começa a escrever questionando o diário como um presente desatualizado de sua avó. A segunda escrita foi no dia seguinte, depois de ouvir um não sobre passar dois dias na casa de uma amiga, pois a mãe descobrira que o pedido era mentira. A menina queria liberdade com as amigas no “revlon”. Como castigo a menina fica sem internet por três dias, e nada de réveillon na praia. Só no dia 6 de janeiro, a menina conseguiu se atualizar sobre a “galera” e sobre o menino que estava afim, pela internet. Em 10 de janeiro, a menina conseguiu rever amigos e foi ao cinema com o “Cabeça”. Em 31 de janeiro, a menina já havia conversado muito com o Cabeça pela internet e sabia que o amava. Entre dias odiando e dias amando, a menina envolvia-se mais. Mata aula, vai ao apartamento onde ele mora, e eles transam: não há sangramento, há dor, ele não acredita na virgindade dela. E o pior: não usam camisinha! Em 5 de março: HIV positivo...

No decorrer da escrita há partes escritas entre parênteses para explicar algo relatado no diário, como livros citados, autores, dados de pesquisas, indicações de músicas para ouvir. O livro possui ficha catalográfica, a bibliografia de obras consultadas, apresenta na capa final os outros títulos da coleção e traz uma foto da escritora com sua biografia. Não há este dado com relação ao ilustrador.

MARTINS, Rosane Magaly. Diário de uma aborrecente! Ilustração de Eugênio Colonnese. Blumenau: Estúdio Criação Bureau, 2007. 64 p.


AUTORES

Imagens