literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Dor de Passarinhos
VOLTAR
RESENHA

Por Gustavo Tanus Martins
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSC
2014

O livro Dor de Passarinhos, de Rita de Cássia Alves e ilustrado por Humberto Soares, foi patrocinado pela Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul (ALASFS) e pelo grupo RUMA. A autora apresenta a história com escrita composta por pequenas frases, com curtos jogos de palavras que constituem uma narrativa doce e poética.

Toda a história se desenvolve em terceira pessoa, em um tempo presente. A narrativa é constituída com dois personagens pássaros, Dodinho e Dudinho. O primeiro é o que “canta mais alto”, já o segundo é “mais quieto e menos cantador”.

Metaforicamente a autora aproxima os personagens a “meninos com asas”, assim como o som que sai da boca dos meninos tem poder, o som do bico dos pássaros também. E ainda compara a vontade dos pássaros de voarem e saírem do ninho a vontade que as pessoas podem ter de saírem de seus ninhos.

De forma mais poética, a autora faz um paralelo entre os seres alados e os humanos, dizendo que os últimos ao fecharem seus corações perderiam o poder de cantar e encantar. As ilustrações dos pequenos pássaros alados, em preto e branco, ao longo do livro, acompanham a construção da narrativa poética em comunhão com a simplicidade e profundidade da história de Dodinho e Dudinho.

Em uma das orelhas há uma apresentação da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul, bem como sobre a escritora. Na orelha final existe uma breve biografia do ilustrado e da autora. Na contracapa, Jura Arruda, escritor e jornalista, faz um breve resumo da obra.

Um livro agradável, com frases curtas e poéticas, que estimula a imaginação e provoca reflexões ao comparar os pássaros alados e possíveis semelhanças com meninos, desde características físicas até em suas vontades e formas de viver.

ALVES, Rita de Cássia. Dor de Passarinho. Ilustração de Humberto Soares. Blumenau: Nova Letra, 2013. 48p. 


AUTORES

Imagens