literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Dr. Barbado: o rei da lagoa
VOLTAR
RESENHA

Por Eliane Debus
Professora MEN/PPGE/CED/UFSC
2013

O livro Dr. Barbado: o rei da lagoa,de Paulo José da Silva foi um dos classificados no “Concurso de Histórias para a Infância Catarinense”, coordenado pela Fundação Catarinense de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e promovido pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (LADESC), no ano de 1984, e publicado em 1985, na Coleção Pró-criança, Ano 1, exemplar 10.

A narrativa Dr. Barbado: o rei da lagoa apresenta um embate político tendo como ambiente o fundo de uma lagoa. Lá reinava Dr. Barbado, de coroa e tudo, agindo de forma autoritária e sem oposição, até que a tainha Floripa propõe aos outros habitantes da lagoa uma mudança de liderança por meio de eleição. Realizada a eleição, Floripa é eleita, mas não recebe a coroa, pois Dr. Barbado, raivoso com o resultado, joga-a fora da lagoa, inviabilizando a sua busca.

Paulo José da Silva traz, intencionalmente ou não, para a narrativa elementos do contexto histórico em que o livro foi publicado, início da década de 1980, em que a abertura política brasileira anunciava novos tempos para o País.

SILVA, Paulo José da. Dr. Barbado: o rei da lagoa. Il. Astrid Münch. Florianópolis: LADESC, 1985.


AUTORES

Imagens