literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Duas Histórias
VOLTAR
RESENHA

Por Aline Cavalheiro
Acadêmica do Curso de Pedagogia
Bolsista Pró-extensão
2013

O livro Duas Histórias de Josiane Rose Petry Veronese, como o próprio título reporta, apresenta duas histórias, cada uma em seu capítulo. No primeiro capítulo temos a história: Clara Luz; e, no segundo capítulo, temos Tocata. Em Clara Luz, os personagens principais são: Luci e Clara, as estrelinhas que nascem na terra. Já, na história Tocata, como personagens principais temos: Natália e Isadora, grandes compositoras e instrumentistas. O livro, com escrita leve e fluida, nos remete a entrar na história e imaginar e apresnta ilustrações de André Kajarana. 

A primeira história, Clara Luz, conta sobre duas estrelinhas que moravam no céu, mas um dia uma estrela resolveu vir morar na terra, e assim aconteceu. A estrelinha nasceu num castelo, seus pais são Reis recém-casados e seu nascimento foi muito esperado por eles. A estrela-princesa, recebeu o nome de Clara, por sua pele ser muito branca.

A menina era uma princesa, e vivia como todas as meninas da sua idade, mas tinha uma coisa que deixava seus pais muito encabulados: todas as noites estreladas, a menina olhava para o céu e dizia que sentia saudades... Um dia Clara adoeceu e o Rei, para animá-la, fez uma grande festa, com apresentações circenses e tudo o que a sua filha tinha direito.

Dois anos depois do nascimento da princesa Clara, a sua amiga estrela também decidiu nascer na terra. E ela nasceu perto da sua amiga, numa família humilde que há muito tempo esperava ter um filho. A menina chamava-se Luci, tinha grande talento para a música, e cantava muito bem. Com as inscrições abertas para apresentar-se à princesa, Luci quis participar.

No baile de apresentações, Luci cantou uma canção feita especialmente para Clara, que, no mesmo momento, reconheceu sua amiga estrelinha, as duas se abraçaram formando um grande facho de luz.

A segunda história, Tocata, conta sobre a vida de Natália, que desde sua tenra infância “respirava” música e, conforme crescia, ficava mais fascinada pelo mundo musical. O sonho de Natália sempre foi ganhar um piano, seus pais não tinham condições, mas, com todo amor e carinho, trabalhavam muito para dar à menina algo de que ela gostava e, num Natal, deram-lhe um violão, que se tornou o companheiro de todas as horas da menina.

Crescida, Natália decidiu sair da pequena cidade para estudar música. A primeira vez que ela encontrou Isadora, a menina tocava sua composição e Natália, um pouco intrometida, fez um arranjo com suas cordas de violão. Isadora, uma pianista que compusera a música, notava que ainda não estava pronta, mas com aquele arranjo de violão, achou que agora a composição fazia sentido.

Trabalhando na música por algum tempo, as duas se tornam grandes amigas, e, incentivadas de um maestro da faculdade, participam de uma competição no Rio de Janeiro e conquistam o 1º lugar, com a sua composição chamada Tocata.

VERONESE, Josiane Rose Petry. Duas histórias. Il. André Kajarana. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005. 


AUTORES

Imagens