literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

...E Desligaram a TV
VOLTAR
RESENHA

Por Mônica Dias Vieira
Graduada em Pedagogia - UDESC
Professora da Rede Municipal de Ensino – Florianópolis
2013

O livro ...E Desligaram a TV, escrito e ilustrado por Luís Antonio Martins Mendes, foi publicado em 1980, e editado pelo próprio autor. O livro é ilustrado em preto e branco e, já nas primeiras páginas, o autor explica que, para que fosse possível publicar um livro com baixo custo, ele deixou os desenhos desta forma, e sugere ao leitor que, além de colorir os desenhos, que complete algumas páginas com novos desenhos e, ao final do livro, escreva sua própria história.

O autor divide uma página para a história e outra para o desenho, sugerindo que o leitor complete com as personagens e pinte.

A narrativa conta a história da família cinza, constituída do pai chamado Lula, da mãe Galu, do menino Gabo e da menina Biba. A vida dessa família gira em torno da televisão. O pai chegava do trabalho e assistia a TV, a mãe passava o dia todo em frente ao aparelho também, e as crianças não brincavam na rua, passavam o dia todo em frente a TV.

Mas um dia, o pai chega cansado de mais um dia de trabalho e convida a todos para um passeio no final de semana. Eles viajaram para longe do barulho, dos prédios, das estradas pavimentadas e das luzes artificiais e puderam conhecer as estrelas e a lua, o sol e o céu, o mar e a areia da praia, flores coloridas. Todos ficaram tão impressionados que ficaram ao meio do mar, das gaivotas, da areia da praia e das flores, e a família Cinza esqueceu-se da televisão, essa desligada para sempre, do carro, do apartamento e até mesmo da cidade.

MENDES, Luís Antonio Martins Mendes. ...E Desligaram a TV. Florianópolis: Edição do Autor e da ACEs, 1980.


AUTORES

Imagens