literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Eta, bicharada gulosa!
VOLTAR
RESENHA

Por Anne Marie Tribess Onesti,
Professora na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
2017

No livro Eta, bicharada gulosa!, Walmor Santos apresenta-nos um divertido diálogo entre dois personagens bem característicos: um vovô e seu neto. Na trama, o neto Matheus é um menino brincalhão que provoca o vovô para que ouça a história que ele tem a contar, como relata o trecho: “Sentado no colo do vovô o menino prosseguia, bem devagar, saboreando na boca a história que já cozinhava na sua cabeça”. “Era uma vez um carneirinho... que nhaac!”. Foi devorado por um lobo. “O lobo por sua vez... nhaac!”. Foi devorado por uma cobra, que por sua vez, foi devorada pelo jacaré, que foi devorado pelo tubarão, que foi devorado pela baleia. Até que surge o polvo. Quer saber o que acontece nessa história após o surgimento do polvo? Só lendo o livro pra saber!

Uma história divertida, que instiga a curiosidade da criança pelo sabor do desconhecido, mas que ao mesmo tempo parece tão previsível. Cada página pode ser lida com uma entonação de suspense, o que faz a criança imaginar aquilo que está por vir na próxima virada de página.

Com ilustrações de Ana Terra, o livro ainda vem acompanhado de um CD musical, com oito canções, compostas pelo próprio Walmor Santos, em parceria com Rodrigo Prates e Rafael Ferri. Vale a pena conferir!

SANTOS, Walmor. Eta, Bicharada gulosa!. Ilustrações de Ana Terra. Porto Alegre: WS Editor, 2005.


AUTORES

Imagens