literatura infatil e juvenil de santa catarina

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
magna.art.br

Fazendo Arte
VOLTAR
RESENHA

Por Ana Maria Alves de Souza
Mestre em Antropologia (UFSC/ 2003)
Mestre em Literatura (UFSC/ 2011)
2013

Em Fazendo Arte, Cristina Marques conta a história do menino Ronaldo, que vivia desenhando. Na escola seu talento para o desenho se sobressaía, atraindo as melhores notas e a admiração dos colegas. Foi com a escola que, certo dia, Ronaldo foi assistir a um desenho animado que o marcou profundamente, decidindo que, no futuro, seria igual ao homem que inventou aquilo tudo.

A vida, no entanto, separou surpresas tristes para Ronaldo, pois uma terrível tempestade derrubou sua casa, levando todos os seus desenhos embora. Procurando animá-lo, sua turma, na escola, fez uma exposição com cada desenho seu que tinham guardado. Foi aí que a professora anunciou a visita de um ilustre animador que havia estudado na escola. O desenhista mostrou os princípios da animação, encantando a todos. O ilustrador conversou, especialmente, com Ronaldo, vendo seus desenhos e animando-o a continuar. Dinho, como era conhecido carinhosamente o menino, entusiasmou-se, enchendo-se de esperança, ficando a pensar: “a vida da gente é como a arte: só precisa de um impulso para criar movimento.”

A história do menino Ronaldo foi ilustrada por Rubens Belli, animador blumenauense. É interessante observar a ênfase dada ao desenho nas ilustrações, ao deixarem transparecer os traços do rascunho de cada personagem. Ao final da história, Belli faz um depoimento sobre a arte do livro e o processo de ilustração, dizendo que a arte da animação foi representada justamente através da “linha de ação” dos personagens, regra usada na construção dos movimentos. A colorização foi feita por Marcos Gonçalvez. O livro traz, também, um pequeno texto sobre Ilustração, escrito por Maria Teresinha Heimann, falando da arte de ilustrar textos. Encerrando o livro, há uma seção denominada “Nossos Artistas”, trazendo um pouco da vida e obra de dois ilustradores: Rubens Belli e Roberto Lanznaster. O livro faz parte da Coleção Toda Arte, produzida pelo Estúdio CriAção.

MARQUES, Cristina. Fazendo Arte. Il. Rubens Belli. Blumenau: Ed. do Autor, 2010.


AUTORES